Foto: Matheus Dantas/O POVO

Limitada pelo orçamento do clube a R$ 750 mil para a disputa do Campeonato Cearense da próxima temporada, a folha de pagamento do Fortaleza já tem 50% do seu valor bancada pelos sócios torcedores.

Com 13.337 sócios ativos – é possível verificar a atualização em tempo real também pelo site sociofortaleza.com.br – o clube recebe cerca de R$ 370 mil mensais.

Como já mencionei em oportunidades anteriores, a diretoria do clube tem um desafio grande porque precisa comunicar bem ao torcedor – e de forma perene – as oportunidades de se associar. Trata-se de um público complicado – como é na maioria dos clubes brasileiros – porque depende do sucesso em campo para crescer e renovar. O acesso para a Série B, portanto, vai servir como catapulta.

Apesar do orçamento do Fortaleza aumentar em 2018 em relação a 2017 por causa da cota da Série B, arrecadação nos jogos e provável patrocínio da Caixa, que deve ser assinado em janeiro, as dificuldades financeiras do clube existem e não são segredo. O desafio é enorme e ter essa verba garantida pelos torcedores gera sustentabilidade e estabilidade.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles