A contratação de Osvaldo pelo Fortaleza é uma aposta com prazo de validade. Impreterivelmente, o atacante de 30 anos ficará no Tricolor do Pici só até o dia 31 de maio, data em que o contrato encerra e ele irá para o futebol da Tailândia, onde já tem acerto.

Porém, isso não significa que ele não poderá contribuir. Afinal, estará à disposição para jogar todo o Campeonato Cearense (única competição do Leão no começo do ano) e ainda poderá atuar em sete ou oito jogos na Série B do Brasileiro.

Osvaldo tem sim potencial para ajudar o Fortaleza, embora não seja fácil e tenha possibilidade do negócio dar errado. Logo, há pontos positivos e negativos em sua contratação.

PONTOS POSITIVOS
1) Estando em forma, é um jogador de qualidade técnica superior à qualquer outro da posição que o Fortaleza tenha no elenco. Qualifica o setor ofensivo. Se não estiver tão mal fisicamente, chega logo pra jogar.

2) Chega para suprir uma carência latente: o lado esquerdo de ataque. Pode se encaixar muito bem na vaga de Alípio, que está mal demais. Melhor ter alguém por três meses e que pode contribuir efetivamente que alguém que fique até o fim do ano e não resolva.

3) É cria do clube, conhece o ambiente e tem bom relacionamento com Rogério Ceni. Adaptação não deverá ser problema, além de agregar experiência a um time muito jovem.

4) Além do Estadual, poderá jogar sete jogos na Série B, podendo ser oito, dependendo da data que for marcado o duelo contra o Sampaio Corrêa [jogo tem 3 datas possíveis (29/5, 1/6 e 2/6). Se for 29/5 ele ainda pode jogar]. É quase 20% da Segundona.

5) Tem bom potencial para alavancar o programa Sócio-Torcedor na reta final de Estadual e início da Série B.

PONTOS NEGATIVOS
1) É uma contratação com prazo de validade. Em 31 de maio vai embora e poderá interferir negativamente no planejamento a longo prazo.

2) Há pelo menos cinco temporadas não vem bem. Desde 2013, foram apenas 20 gols marcados. Seu último bom ano foi em 2012, no São Paulo, quando fez 10 gols em 35 jogos. Falta regularidade e continuidade apresentando um bom futebol. A expectativa que ele chega pra resolver pode ser frustrada.

3) Não atua profissionalmente há mais de três meses. Sua última partida oficial foi em 12/11/2017. A condição física pode ser um dificultador. Pelo curto período do contrato, não poderá demorar a estar em plenas condições físicas.

4) Com a contratação de Osvaldo, o Fortaleza abre mão de tentar investir recursos em outro atleta que possa ficar até o fim do ano.

5) Há o temor de muitos torcedores que ele tenha acertado com o Fortaleza só para se preparar enquanto não vai para o futebol asiático, e irá deixar o clube quando estiver em melhor forma. Por isso, pode se poupar em determinados momentos e não entregar intensidade total como deveria.

OS NÚMEROS DE OSVALDO NOS ÚLTIMOS ANOS

2017
Sport – 28 jogos / 3 gols
Fluminense – 6 jogos / 1 gol

2016
Fluminense – 31 jogos / 4 gols

2015
Fluminense – 23 jogos / 1 gol
Al-Ahli – 21 jogos / 2 gols

2014
São Paulo – 59 jogos / 4 gols

2013
São Paulo – 50 jogos / 5 gols

2012
São Paulo – 35 jogos / 10 gols

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles