Um time criticado pela torcida, que não vive bom momento no Campeonato Estadual e entrará em campo pressionado. Esse é o Londrina, adversário do Ceará na Copa do Brasil, nesta quarta-feira, 21.

Com apenas uma vitória, três empates e duas derrotas, o Tubarão não se classificou sequer à semifinal do Campeonato Paranaense. Por isso, são muitas as críticas à equipe e ao trabalho do técnico Ricardinho (ex-Ceará), que entra pressionado para o duelo contra o Alvinegro e vai apostar todas suas fichas nesta partida.

O Londrina tem uma equipe muito jovem, com média de idade de cerca de 23 anos, mas que tem alguns nomes bem conhecidos, como o volante Germano (ex-Ceará) e o atacante Keirrison.

A dupla de zaga deve ser formada por Dirceu e Vinicius Del’Amore (ex-Fortaleza) já que Luizão está lesionado e não joga. De resto, o elenco 2018 conta com muitos jogadores jovens.

Ricardinho tem tentado implantar uma filosofia ofensiva, com valorização da posse de bola e jogo de imposição, mas não tem funcionado. Até aqui o Tubarão ainda não convenceu. Nos seis jogos do Estadual, sofreu nove gols e marcou só sete.

Na 1ª fase da Copa do Brasil, conseguiu a classificação diante do Real Ariquemes-RO, vencendo fora de casa por 1 a 0, mas mesmo assim o desempenho não foi satisfatório.

Por isso Ricardinho tem mudado muito a equipe. O que tá definido é que César será o goleiro e Carlos Henrique titular no ataque. De resto, o time pode sofrer muitas alterações, mas levando em conta o que foi utilizada nas últimas partidas, o time deve formar com uma das duas opções:

Ricardinho já utilizou o time no 4-4-2.

Outra alternativa, mais ofensiva, é optar pelo 4-3-3.

O principal destaque é o atacante Carlos Henrique, que marcou três gols e é o artilheiro da equipe no Estadual. Centroavante referência no ataque, ele é bom finalizador e também veloz, com boa mobilidade. Geralmente é municiado pelos extremos, onde o time paranaense mais costuma criar suas jogadas de ataque.

Jogando em casa, com o apoio da torcida – que deverá comparecer ao Estádio do Café em bom número – e com a necessidade da vitória para aliviar a pressão, o Londrina deve tentar propor o jogo e sufocar o Ceará, o que pode ser positivo ao Alvinegro, que se dá bem quando tem postura reativa contra adversários que adotam tal modelo de jogo.

A certeza é que será jogo tenso e difícil, mas o Alvinegro, com uma estratégia bem traçada, poderá se aproveitar dos erros do adversário para garantir a classificação e mais R$ 1.4 milhão no bolso.

JOGOS NA TEMPORADA

CAMPEONATO PARANAENSE
Foz do Iguaçu 2 x 2 Londrina
Londrina 2 x 0 Maringá
Paraná 1 x 1 Londrina
Londrina 1 x 1 Cianorte
Londrina 0 x 3 Coritiba
Cascavel 2 x 1 Londrina

COPA DO BRASIL
Real Ariquemes-RO – 0 x 1 Londrina

TOTAL
7 jogos
2 vitórias
3 empates
2 derrotas
8 gols marcados
9 gols sofridos
42,8% de aproveitamento

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles