Arthur tem ao todo 11 gols pelo Ceará. (Foto: Lucas Moraes/CearaSC.com)

O jovem Arthur, mesmo reserva, é o artilheiro do Ceará em 2018. Com cinco gols marcados nos 10 jogos que participou, seus números chamam atenção, porque a boa média de gols foi obtida pelo atacante de 19 anos mesmo com ele tendo a menor quantidade de minutos jogados em relação aos atacantes que mais têm atuado na temporada.

Ele é o único jogador que marcou em todas as competições que o Alvinegro disputa. Foram três gols no Campeonato Cearense, um na Copa do Nordeste e um na Copa do Brasil.

Nas dez partidas que fez, o paraibano de Campina Grande foi titular em cinco. Esteve 519 minutos em campo, o que dá uma média de um gol a cada 103 minutos jogados.

Dados superiores ao de Elton, titular da posição, que tem 607 minutos jogados nos oito jogos que fez (foi titular em todos) e marcou quatro vezes, com média de um gol a cada 151 minutos.

Felipe Azevedo, outro que tem atuado com frequência, tem 729 minutos jogados e marcou dois gols, média de um gol a cada 364,5 minutos.

Arthur é ainda o jogador que mais participou de gols do Ceará em 2018. Além dos cinco anotados, ele tem uma assistência, tendo relação direta em seis dos 25 gols do clube na temporada. 24% do total.

Outro dado relevante: o Ceará venceu 60% dos jogos em que Arthur marcou (Londrina, Maranguape e CSA). Nas outras vezes que balançou as redes, o time empatou com o Ferroviário (1 a 1) e perdeu para o Iguatu (2 a 1).

Os números evidenciam o ótimo aproveitamento de Arthur e comprovam o quanto o camisa 40 é decisivo. Desde 2017, quando marcou gols decisivos que garantiram importantes pontos ao clube na caminhada rumo ao acesso à Série A.

Desde então, ele tem cada vez mais mostrado bom poder de finalização, senso de posicionamento e presença de área. Se 2017 já foi bom pra ele, 2018 começou ainda mais promissor.

Tagged in:

, ,

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles