Futebol do Povo

Com Ceará e Fortaleza garantidos, Copa do Nordeste 2019 terá mais dinheiro, dois grupos de 8 e apenas uma divisão

2173 10

Muitas mudanças estão previstas para a disputa da Copa do Nordeste na próxima temporada. De cara, os 16 clubes da fase final ficarão divididos em dois grupos, com cada time encarando as equipes do outro grupo, totalizando oito partidas para cada na primeira fase.

A partir das quartas de final existe a possibilidade das eliminatórias serem em dois jogos (ida e volta) ou apenas um jogo (na casa do dono da melhor campanha), mas isso vai depender da aprovação da CBF do novo calendário.

As cotas aumentarão, até como arma para que não haja nenhum dissidência (o Sport segue de fora, decisão tomada nesta temporada). Em vez dos R$ 22,4 milhões de 2018, serão R$ 26,4 milhões em 2019.

Por enquanto são 10 equipes garantidas na edição do ano que vem: Ceará, Fortaleza, Bahia, Vitória, Santa Cruz, Náutico, ABC, Moto Club, CSA e Botafogo-PB. Restam os campeões 2018 do Piauí e de Sergipe, além dos outros quatro que chegarão da seletiva, mantida pelo regulamento.

Uma reunião no dia 3 de maio, no Recife, vai definir tudo, inclusive bater o martelo sobre as cotas inicias para a primeira fase. Vitória, Bahia, Santa Cruz e Ceará, os melhores do ranking nacional, vão receber mais. ABC, Fortaleza, Botafogo-PB e Náutico estarão no segundo grupo das cotas. No terceiro grupo, Moto Club, CSA e os representantes de Piauí e Sergipe. No quarto, os da seletiva.

(Apuração de Brenno Rebouças)

Recomendado para você