A ótima vitória sobre o Flamengo na manhã de domingo por 1 a 0, no Maracanã, deixou o Ceará com 20 pontos em 22 jogos, ainda na vice lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro.

Dos times que brigam diretamente para não cair, Sport e Vitória também venceram na rodada. Já Vasco, Paraná, Chapecoense, Bahia, Botafogo e América-MG foram derrotados. Tais resultados aumentaram a relevância matemática dos três pontos conquistados pelo Alvinegro no chute de Leandro Carvalho, sem contar a importância moral em um triunfo repleto de alma e entrega após a decepção contra o Bahia, no meio da semana passada.

CLIQUE E VEJA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DA SÉRIE A

Hoje, de acordo com o aproveitamento das equipes que brigam na parte de baixo da tabela, 35% de aproveitamento seriam suficientes para uma equipe permanecer na primeira divisão. A projeção, portanto, é de 40 pontos. Assim, restando 16 rodadas – 48 pontos – o Ceará teria que fazer mais 20 pontos, que poderiam ser somados com seis vitórias e dois empates ou sete vitórias, por exemplo.

É relevante lembrar que esse limite para uma equipe permanecer na Série A muda de rodada em rodada, justamente porque depende da classificação atual.

Já pelos estudos de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – caso uma equipe chegue aos 43 pontos, tem 90% de possibilidade de ficar na primeira divisão. Pelos critérios do site Chance de Gol, com 43 pontos uma equipe fica com 95% de probabilidade de permanência.

Os próximos cinco jogos do Ceará: Corinthians (casa), América-MG (fora), Vitória (casa), Grêmio (fora) e Chapecoense (casa)

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles