Tricolor vê a liderança ameaçada depois de muito tempo. Foto: Júlio Caesar/O POVO.

O Fortaleza vive momento de oscilação na Série B do Campeonato Brasileiro. São três jogos sem vitórias, com um empate e duas derrotas, a mais recente delas por 2 a 0 para o Criciúma, fora de casa, em partida que escancarou o maior problema que a equipe de Rogério Ceni vem apresentando nos últimos jogos: o sistema defensivo.

Nas últimas oito partidas, o Fortaleza levou gol em todas. Ao todo, foram 14 tentos sofridos (média de 1,75 por jogo), número maior que a quantidade de gols que o time havia sofrido em todas as 18 partidas anteriores, que é de 12. Ao todo, a defesa leonina foi vazada 26 vezes na Segundona.

Ao mesmo tempo que o sistema defensivo tricolor perde solidez, a equipe vai demonstrando extrema dificuldade para obter resultados positivos. Nos cinco jogos mais recentes, o Fortaleza perdeu três, empatou outro e venceu apenas um.

Depois de muitas rodadas tranquilo na liderança, o Leão do Pici já vê a primeira colocação ameaçada pelo CSA, que está apenas um ponto atrás e pode tomar a ponta da tabela na próxima rodada, caso vença o Vila Nova, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e o Fortaleza não vença o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, em São Luís.

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles