Foto: Mateus Dantas/O POVO

A vantagem que importa na Série B do Campeonato Brasileiro para os times que estão no G-4 é a que existe para o quinto colocado. Ser campeão da Segundona pode render uma vaga importante nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas é o acesso o objetivo essencial.

Líder faz muito tempo, o Tricolor, na 20ª rodada da competição, tinha 10 pontos de vantagem sobre o Goiás, então o primeiro clube fora do G-4 (40 a 30). Hoje a vantagem para o Avaí é de metade disso (47 a 42), fruto de uma campanha no segundo turno bem abaixo do primeiro.

Nas 19 rodadas iniciais, o Fortaleza conquistou 64,9% dos pontos (37 de 57). Já nas sete rodadas do segundo turno, o time tem apenas a nona melhor campanha, com 47,6% de aproveitamento (10 de 21), além de ter a pior defesa do período, com 13 gols sofridos e saldo negativo de dois gols.

São oito jogos seguidos sofrendo gols, situação que chama atenção pela perda considerável de rendimento do sistema defensivo, ainda que o elenco seja exatamente o mesmo levando em consideração zagueiros, laterais, volantes e o goleiro Marcelo Boeck.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles