Everton e Pablo foram revelados nas bases de Fortaleza e Ceará, respectivamente. (Fotos: FortalezaEC.net/Divulgação e Rafael Cavalcante, em 27/12/10)

Nesta sexta-feira, 21, quando o técnico Tite anunciou a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Arábia Saudita e Argentina, em outubro, dois nomes destacaram-se aos olhos de torcedores de Fortaleza e Ceará. Isso porque o atacante Everton, hoje no Grêmio, e o zagueiro Pablo, atualmente no Bordeaux, podem render milhões aos dois clubes.

Um dos principais destaques do Tricolor gaúcho na atualidade, o atacante cearense Everton tem 10% dos direitos econômicos pertencentes ao Fortaleza. Em um acordo com o ex-presidente Luis Eduardo Girão, do valor que o Leão do Pici receber de uma eventual negociação de Everton, R$ 6 milhões serão separados para quitar a dívida com o dirigente. O restante, fica com o clube.

Atualmente, o atleta tem multa rescisória que ultrapassa os R$ 130 milhões.

Já o zagueiro Pablo poderá render boa quantia financeira ao Ceará, que foi o clube que o revelou para o futebol profissional. O Vovô, como clube formador do atleta, tem direito a receber 2,5% do total de qualquer transferência que ele esteja envolvido.

Atualmente com 27 anos, o defensor, natural de São Luís, passou pela base do Ceará e chegou a atuar nos profissionais em 2010 e 2011, então com 18 pra 19 anos. Ele então ficou seis meses afastado – treinando separadamente do elenco principal – porque o presidente do clube na época, Evandro Leitão, se desentendeu com o empresário do atleta.

Por isso, Tricolores e Alvinegros torcem para que os dois atletas possam se destacar na seleção brasileira e assim sejam negociados, rendendo boa grana aos clubes cearenses.

Mais que retorno financeiro, o sucesso dos dois atletas expõe o potencial que Ceará e Fortaleza têm para revelar talentos promissores. Para isso, é imprescindível investimento cada vez maior nas categorias de base, um dos maiores patrimônios que um clube de futebol pode ter. O retorno já é comprovado.

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles