Everson, goleiro do Ceará. Foto: Mateus Dantas / O Povo)

Com o fim da rodada 26 do Campeonato Brasileiro, o Ceará caiu para a 18ª colocação com a derrota para o Grêmio por 3 a 2, em Porto Alegre. O Alvinegro viu também derrotas de Vitória, Chapecoense e Sport na rodada, mas Botafogo, Fluminense e Vasco venceram e ganharam algum fôlego na briga contra o rebaixamento.

Dados do site Chance de Gol agora apontam que para uma equipe ter 99% de chance de escapar na Série B será preciso alcançar 45 pontos – no levantamento anterior a necessidade era 44 pontos. Assim, com os atuais 27, o Alvinegro precisaria de mais 18, que poderiam ser conseguidos com cinco vitórias e três empates ou seis vitórias, exatamente 50% de aproveitamento até o restante da competição.

Já para alcançar uma vaga na Copa Sul-Americana, a meta é 50 pontos, o que obrigaria o time de Lisca a vencer oito dos 12 jogos restantes, somando 24 aos atuais 27, fazendo 51.

Especificamente no estudo do caso do Ceará, o Chance de Gol aponta 26% de probabilidade de queda do time para a Série B e 21% de classificação na Sul-Americana. Já o site Infobola informa que a chance de queda do Alvinegro é de 44%.

A relação das partidas – seis em casa e seis fora – que restam ao Ceará:

Ceará x Chapecoense
Cruzeiro x Ceará
Ceará x Botafogo
Palmeiras x Ceará
Ceará x Atlético-MG
Sport x Ceará
Ceará x Inter
Bahia x Ceará
Fluminense x Ceará
Ceará x Paraná
Atlético-PR x Ceará
Ceará x Vasco

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles