Gustagol é o artilheiro do Fortaleza na Série B. Foto: Fábio Lima/O POVO.

A vitória do Fortaleza por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas deixou o Tricolor ainda mais perto do acesso à Primeira Divisão e também do título da Série B. Agora, restando apenas oitos rodadas para o fim da competição, o time de Rogério Ceni chegou aos 56 pontos na tabela, com 17 vitórias, 5 empates e 8 derrotas após 30 rodadas, tendo marcado 44 gols e sofrido 28. O aproveitamento é de 62,2%. O rendimento do Fortaleza é tão bom que supera a campanha do América-MG em 2017, quando o time mineiro foi campeão da Segundona.

No ano passado, após 30 rodadas, o América somava 55 pontos, com 15 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, tendo marcado 36 gols e sofrido apenas 21, acumulando aproveitamento de 61,1% dos pontos.

Naquela altura, entretanto, o Coelho era o segundo colocado da Série B, atrás do Internacional, que liderava a competição com 58 pontos. Porém, na reta final, o América-MG ultrapassou o Colorado e ficou com o título da Segundona.

A situação do Fortaleza é bem mais confortável em 2018. Com o resultado sobre o Brasil de Pelotas, o Tricolor abriu seis pontos de vantagem para o vice-líder Goiás e 11 para o Guarani, 5 colocado, e está ainda mais isolado na liderança do campeonato.

Com o atual aproveitamento, a expectativa dos tricolores é que o acesso possa ser sacramentado em três ou quatro rodadas. Não é pra menos. Levando em conta a competitividade da equipe de Rogério Ceni, que tem uma média de quase quatro pontos a cada dois jogos, não é difícil crer que o sonho dos leoninos está próximo de se tornar realidade.

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles