Futebol do Povo

No Rio, Ceni tem reuniões diárias com analista do Fortaleza; conheça método de escolha dos atletas

5568 6

Foto: Fabio lima/ O POVO

Por Brenno Rebouças – Twitter @brennoreboucas ‏

No intuito de acelerar a reformulação do elenco para a temporada 2019, a diretoria do Fortaleza enviou o responsável pelo Centro de Inteligência do clube (Cifec), Leandro Costa, para o Rio de Janeiro, onde Rogério Ceni faz o curso Licença PRO, da CBF. A ideia é que o técnico possa avaliar as peças sugeridas pelo trabalho feito pelos coordenadores do banco de dados do Leão e escolha os jogadores que mais o agradam.

Os encontros estão acontecendo no intervalo das aulas, durante o começo da tarde e no fim do dia, se estendendo até a madrugada. A dinâmica é simples. Para cada posição Ceni aponta características táticas e técnicas que deseja e Leandro filtra os nomes do banco de dados para atendê-lo. São mostrados ao comandante apenas atletas que cabem no orçamento do Fortaleza.

Nomes selecionados, é hora de fazer uma lista, com prioridades. São avaliados os números do jogador e outros pormenores, até que se enumeram os escolhidos do primeiro ao quinto. É nesse momento que a diretoria entra em ação e inicia as negociações. Se o primeiro não der certo, tenta-se o segundo e assim sucessivamente.

O trabalho de Rogério Ceni é basicamente escolher. O Cifec apresenta um relatório para cada jogador, com direito a vários vídeos. Informações como a faixa salarial e o comportamento do jogador também estão presentes. Tudo chega às mãos do treinador da forma mais mastigada possível.

A única posição para a qual não estão sendo avaliados atletas no momento é a de lateral esquerdo. Com Bruno Melo e Carlinhos, o Fortaleza entende que o setor não é prioridade no momento.

Leandro Costa fica até sábado no Rio de Janeiro. Até lá, vai atualizando o banco de dados enquanto Ceni está em aula. Mais de mil nomes são monitorados pelo Cifec atualmente, mesmo que muitos tenham saído do radar após o acesso à Série A do Brasileiro.

Recomendado para você