Não se trata de ser engenheiro de obra pronta, até porque nos episódios do Futebol do POVO da semana passada (a exibição, ao vivo, ocorre na TV O POVO de segunda a sexta, às 13h30min) falei insistentemente que a única partida inadmissível para o Ceará poupar jogadores seria contra o Náutico, jogo único, decisivo, numa competição mais importante do que o estadual e com um cenário de boas chances de classificação para as semifinais. Fosse para poupar alguns atletas (a estratégia ideal era uma preparação para não precisar poupar ninguém em abril), que o fizesse contra o Corinthians (já vinha de derrota por 3 a 1 em casa) ou diante do Floresta, na quarta-feira que vem, já que o Alvinegro é muito superior e joga pelo empate.

O que se viu, entretanto, foi um tremendo erro de planejamento contra o Náutico e aí, evidente, muita responsabilidade de Lisca, mas também do clube e de todos os envolvidos no futebol.

Não é possível que ninguém mediu os riscos de uma escalação repleta de atletas reservas, especialmente no sistema defensivo, justamente o setor mais forte do Ceará. Deixar fora do confronto Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio, Carleto, Juninho e Fabinho, todos de uma vez, fez total diferença no resultado final (quando vi a formação já estávamos no ar pelo LiveFC e YouTube da Copa do Nordeste e foi difícil acreditar).

Sabendo da situação, dirigentes que lidam com o futebol no dia a dia foram totalmente coniventes com a decisão, o que não tira a responsabilidade de Lisca (nem a sua grande história no comando do Ceará em 2015 e 2018), mas o coloca ladeado por uma diretoria que errou também de forma decisiva e que tem dificuldade para assumir o tamanho do equívoco em uma competição bastante viável para sair com a taça.

Já o Náutico vinha de 17 jogos de invencibilidade, mas ainda assim é um time formado por sete jogadores oriundos da base, uma turma que comove pela humildade e consciência das limitações atuais de um orçamento de clube na Série C e lutando para sair da crise. Assim, o técnico Márcio Goiano colocou em campo o melhor time possível e teve muito mérito na vitória por 2 a 0, especialmente no segundo tempo após as entradas de Mailson e Wallace Pernambucano.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles