Futebol do Povo

Ceará: Lisca errou feio na eliminação da Copa do Nordeste, mas não sozinho

6396 38

Não se trata de ser engenheiro de obra pronta, até porque nos episódios do Futebol do POVO da semana passada (a exibição, ao vivo, ocorre na TV O POVO de segunda a sexta, às 13h30min) falei insistentemente que a única partida inadmissível para o Ceará poupar jogadores seria contra o Náutico, jogo único, decisivo, numa competição mais importante do que o estadual e com um cenário de boas chances de classificação para as semifinais. Fosse para poupar alguns atletas (a estratégia ideal era uma preparação para não precisar poupar ninguém em abril), que o fizesse contra o Corinthians (já vinha de derrota por 3 a 1 em casa) ou diante do Floresta, na quarta-feira que vem, já que o Alvinegro é muito superior e joga pelo empate.

O que se viu, entretanto, foi um tremendo erro de planejamento contra o Náutico e aí, evidente, muita responsabilidade de Lisca, mas também do clube e de todos os envolvidos no futebol.

Não é possível que ninguém mediu os riscos de uma escalação repleta de atletas reservas, especialmente no sistema defensivo, justamente o setor mais forte do Ceará. Deixar fora do confronto Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio, Carleto, Juninho e Fabinho, todos de uma vez, fez total diferença no resultado final (quando vi a formação já estávamos no ar pelo LiveFC e YouTube da Copa do Nordeste e foi difícil acreditar).

Sabendo da situação, dirigentes que lidam com o futebol no dia a dia foram totalmente coniventes com a decisão, o que não tira a responsabilidade de Lisca (nem a sua grande história no comando do Ceará em 2015 e 2018), mas o coloca ladeado por uma diretoria que errou também de forma decisiva e que tem dificuldade para assumir o tamanho do equívoco em uma competição bastante viável para sair com a taça.

Já o Náutico vinha de 17 jogos de invencibilidade, mas ainda assim é um time formado por sete jogadores oriundos da base, uma turma que comove pela humildade e consciência das limitações atuais de um orçamento de clube na Série C e lutando para sair da crise. Assim, o técnico Márcio Goiano colocou em campo o melhor time possível e teve muito mérito na vitória por 2 a 0, especialmente no segundo tempo após as entradas de Mailson e Wallace Pernambucano.

Recomendado para você