Respectivamente com 13 e 11 pontos ganhos, Fortaleza e Ceará têm possibilidade de ficar, ao final da rodada 11 da Série A, na faixa de classificação que dá vaga para a Copa Sul-Americana 2020.

Para tanto, o primeiro critério é que ambos vençam seus jogos, tarefa que, de cara, não é fácil. O Tricolor encara o Atlético-MG, fora de casa, no domingo, desfalcado na linha de Felipe, Edinho e Osvaldo. Já o Ceará, neste sábado, recebe o líder Palmeiras e ainda que alguns titulares sejam poupados, a equipe verde tem um dos elencos mais fortes do continente.

Chegando aos hipotéticos 16 pontos, o Fortaleza, atualmente na 13ª colocação, teria que torcer para avançar uma posição, ganhando a vaga de apenas um dos times da seguinte relação: Goiás, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Bahia e Athletico-PR.

No caso do Ceará, a conta envolve mais uma equipe. Chegando aos 14 pontos (atualmente está na 14ª posição), o time precisaria ganhar lugares de pelo menos mais dois clubes entre Goiás, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Bahia, Athletico-PR e o Fortaleza.

Já no pior cenário, o Fortaleza perderia apenas uma posição (justamente para o Ceará), enquanto o Alvinegro cairia para o 16º lugar ou até para a zona rebaixamento (mas aí, além de vitórias de Cruzeiro e Fluminense ou Vasco no clássico carioca, a Chapecoense precisaria golear o São Paulo no Morumbi por cinco gols de diferença).

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles