Ocupando a nona colocação da Série A com 20 pontos e somando três vitórias nos quatro jogos mais recentes – Palmeiras (2×0), Fortaleza (2×1) e Chapecoense (4×1) – o Ceará tem uma tabela pesada nas cinco rodadas que restam para o fim do primeiro turno da competição.

O time encara o São Paulo, no Morumbi, no próximo domingo, 18 de agosto; depois recebe o Flamengo no Castelão, domingo, dia 25, para depois visitar Athletico-PR e Corinthians, finalizando o turno encarando o Botafogo mais uma vez como mandante. Todos os adversários estão melhores colocados do que o Alvinegro neste momento em pontos ganhos – casos de São Paulo (5o.), Flamengo (3o.), Corinthians (6o.) e Botafogo (7o.) – ou em aproveitamento (Athletico-PR tem um jogo a menos, está em 11o. e possui 48,7% dos pontos que disputou).

Apesar da dificuldade inerente ao campeonato, é uma oportunidade grande para o Ceará se consolidar na parte de cima da tabela e mostrar onde efetivamente vai brigar na competição. Caso o time comandando por Enderson Moreira consiga manter nestes cinco confrontos algo próximo dos 47,6% atuais de média, termina o turno com 27 ou 28 pontos, cenário que seria excelente visando vaga na Copa Sul-Americana e completa distância da zona de rebaixamento.

Com a sexta melhor defesa da Série A (sofreu 13 gols) e o sexto melhor ataque (marcou 19), o Alvinegro pós parada da Copa América tem mostrado equilíbrio em campo e na campanha – com destaques táticos e individuais, como Diogo Silva, Luiz Otávio, Fabinho, Thiago Galhardo e Felippe Cardoso – colocando suas valências em jogo contra adversários qualificados, justamente o desejo de qualquer clube que busca participar de forma perene das disputas entre os maiores do país.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles