Rogério Ceni em ação como técnico do Fortaleza (Foto: Mateus Dantas / O Povo)

Com 19 tentos marcados em oito rodadas do Campeonato Cearense, o Fortaleza detém o melhor ataque da competição, média de 2,3 por partida. Apenas diante do Ceará a equipe saiu sem balançar as redes adversárias, derrota por 2 a 0 no primeiro Clássico-Rei do ano.

Da observação de todos os gols anotados pelo Tricolor na temporada, 10 saíram depois de cruzamentos na área, o que mostra uma concentração grande de força pelos lados do campo. Não por acaso, Ceni gostou da contratação de Osvaldo para o restante do Campeonato Cearense. Se tem problemas importantes de finalização, o jogador cria muitas jogadas pelas laterais.

Um outro fator relevante do esquema tático de Rogério é o pedido constante para que seus laterais e jogadores velozes não estejam sozinhos. Por isso tanta insistência nas ultrapassagens e no jogo rápido diante dos marcadores adversárias.

Ainda no levantamento dos gols do Fortaleza, seis foram marcados de cabeça: três de Gustavo; um de Tinga, outro de Bruno Melo e Diego Jussani. É quase um terço, número bastante importante.

Colaborou Neto Ribeiro

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles