Gustavo comemora gol contra o Boa Esporte. Foto: Fábio Lima/O POVO

Com 43 pontos após a vitória sobre o Boa Esporte por 2 a 1, neste sábado, o Fortaleza mantém a liderança da Série B e 10 pontos de vantagem sobre o quinto colocado, o Avaí.

Pelos números atuais do G4 do torneio em sua 21ª rodada, 61 pontos são suficientes para uma equipe conseguir o acesso para a Série 2019, já que o Goiás, quarto colocado, tem aproveitamento de 52,4%. Projetando tal desempenho em 38 rodadas se chega justamente nos 61 pontos. Assim, restariam ao Fortaleza mais seis vitórias (18 pontos além dos 43). Ocorre que tal dado muda rodada após rodada, justamente porque depende do desempenho do quarto colocado.

Tomando como base a média histórica da Série B por pontos corridos, 64 pontos resolvem a questão. Para chegar a tal número, o Tricolor teria que vencer mais sete jogos, somando 21 aos 43 que já possui.

O outro cálculo toma como base a estatística geral da competição projetada pelo site Chance de Gol. Chegando aos 67 pontos (ou seja, mais oito vitórias, com 24 pontos) o Fortaleza, ou qualquer outra equipe, atinge 99.9% de possibilidade de acesso.

Restam 17 jogos para o time de Rogério Ceni na Série B, ou seja, 51 pontos em disputa. Atualmente o aproveitamento é de 68,3%. Para conseguir o acesso na hipótese mais complicada, ou seja, fazendo mais 24 pontos, o time precisa de menos de 50% de aproveitamento.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles