Leão realizou diversas ações de marketing que chamaram atenção em 2018. Foto: Júlio Caesar/O POVO.

O Centenário do Fortaleza entrou para a história. Em 2018, o Tricolor conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro, seu primeiro título nacional, e mais que isso, teve também um enorme crescimento nas redes sociais. Prova disso é que o Tricolor foi, entre os 30 principais times do Brasil, o que teve maior crescimento em suas contas somando Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. O Ranking Digital é realizado pelo IBOPE Repucom.

+ Gerente de Marketing do Fortaleza vence prêmio nacional

O comparativo entre 2 de janeiro de 2018 e 2 de janeiro de 2019 aponta um crescimento de 42,3%. Em números absolutos, foram 408.863 novos perfis que passaram a seguir o Leão nas redes sociais, fazendo o número de seguidores do time saltar de 966.039 para 1.374.902. Na classificação, o Tricolor ocupa a 20ª colocação.

O resultado é fruto da conscientização do clube no que tange a importância do departamento de marketing, que recebeu maiores investimentos em 2018 e, com profissionais especializados e maior estruturação, foi capaz de realizar diversas ações.

Dentre elas, o aumento no número de postagens por dia nas redes sociais; interações bem humoradas e ações de marketing, com campanhas com uma pegada descontraída e que chamaram atenção do torcedor (exemplo: Promoção do sócio com Derley, promoção do sócio com Dude, Campanha das 100 mil pessoas).

Dentre os 30 principais clubes do Brasil, o segundo que mais cresceu percentualmente foi o Ceará. O Vovô registrou aumento de 25,1% no seu número de seguidores somando Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Em números absolutos, o Alvinegro passou de 1.121.076 para 1.402.344, com um ganho de 281.268. Na classificação total, o Vovô está na frente do rival, ocupando a 19ª colocação.

Porém, o departamento de marketing do clube é visto como um setor que precisa de melhorias e passará por reformulação em 2019, como o presidente Robinson de Castro já admitiu em entrevista coletiva.

“Vamos fazer intervenções em alguns departamentos do clube. O primeiro deles é o de marketing e comunicação, que faremos um maior investimento. Traremos novas cabeças para dar um upgrade. Em breve divulgaremos todos os detalhes”, disse o mandatário alvinegro.

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles