A língua portuguesa é hoje o terceiro idioma de origem europeia mais falado no mundo. Foto: Divulgação

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, a partir de abril deste ano, estudantes dos Estados Unidos poderão realizar o exame National Examinations in World Languages (NEWL, nas suas siglas em inglês) de língua portuguesa para a obtenção de créditos de acesso às principais instituições do País.

Por lá, o programa Advanced Placement (AP), da associação de estabelecimentos de ensino estadunidenses, College Board, reconhece o NEWL para a contagem de créditos nos ensinos Secundário e Superior. De acordo com a nota divulgada pelo MNE, “essa decisão beneficiará em particular a comunidade portuguesa e lusodescendente nos Estados Unidos”.

A utilização da língua portuguesa como benefício para o ingresso em universidades está dentro de um objetivo mais global de promoção do português, disse o Ministério. O português é hoje a terceira língua de origem europeia mais falada no mundo.

Promoção do idioma
Os trabalhos de promoção da língua portuguesa nos Estados Unidos têm sido executados pela rede diplomática e consular portuguesa, aliado à estrutura de coordenação do ensino do português no estrangeiro pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, afirmou o MNE em nota.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles