Nalini Elvino de Sousa é portuguesa de origem indiana e vive em Goa há 20 anos. Foto: Reprodução YouTube

Com o objetivo de ensinar português a uma maior quantidade de pessoas em Goa, na Índia, o canal no YouTube Travel & Learn (Viagem e Aprendizagem, em tradução livre) começou suas atividades em outubro do ano passado e conta com quatro vídeos e 378 inscritos. Além do português, o canal também ensina concani (língua oficial).

Produzido pela portuguesa de origem indiana Nalini Elvino de Sousa, que é gerente da ONG Communicare Trust e vive em Goa há 20 anos, o canal, em pouco tempo de lançamento, já obteve mais de 2 mil visualizações. “Penso que muita gente quer saber sobre Goa e a única coisa que existe na internet é sobre as praias. Nós temos muito mais do que praias para oferecer e é isso que o nosso canal vai oferecer”, explica Nalini.

Goa é um dos 29 estados que compõem a Índia e está localizada na costa do Mar da Arábia. Foi também capital do Estado Português da Índia por mais de 400 anos, ficando com a língua portuguesa como herança.

Português em Goa
Atualmente, existem 950 alunos a estudar português nas escolas secundárias de Goa. O idioma é ofertado a partir do oitavo ano escolar. Além disso, o Instituto Camões, a Communicare Trust e a Indo – Português Friendship Society oferecem aulas de língua portuguesa à população.

De acordo com Nalini, “a geração de 60 sabe falar português, mas não pratica. A nova geração que está a aprender português também não tem muitas possibilidades de praticar. [Há] muita gente [querendo] aprender português, mas porque quer emigrar para Portugal, por isso raramente ficam em Goa”, analisa.

Na visão dela, o número de falantes do português na região tem aumentado, mas não exponencialmente. “Não há por parte do governo de Goa nenhum incentivo. Todos os professores de português que ensinam no secundário são pagos pela Fundação Oriente e é graças a essa instituição que o ensino do português se mantém nas escolas, com um crescente número de alunos a aprender todos os anos”, revela a portuguesa de origem indiana.

Ações de incentivo
Segundo Nalini, em Goa há uma percepção errônea de que no mundo não há muita gente a falar português, o que prejudica, em certo ponto, o interesse pela língua. Para ela, os países de língua portuguesa poderiam colaborar mais para a disseminação do idioma na região. “Se houvesse, por exemplo, uma exposição com trabalhos de outros países de língua portuguesa de grande dimensão ou um ‘festival da canção’, com participantes [doutros países lusófonos], talvez aí as pessoas compreendessem”, almeja.

Iniciativa popular
Criada por um grupo de goeses, a ‘Semana da Cultura’ realiza anualmente um festival de cinema em português, um jantar com comida portuguesa e, por vezes, um concerto de música portuguesa. O evento conta com o apoio do Instituto Camões e do consulado de Portugal na região.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles