Até o dia 31 de janeiro, podem realizar inscrição os interessados em participar da 2ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português, exclusivamente pela internet. O concurso é organizado pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior da Região Administrativa Especial de Macau (GAES) e pelo Instituto Politécnico de Macau (IPM), na China.

O objetivo principal do concurso é fortalecer as técnicas de tradução chinês-português por meio do intercâmbio entre estudantes das Instituições de Ensino Superior de todo o mundo.

Este ano, o evento conta com sete prêmios: 1º lugar – 140 mil patacas (moeda local); 2º lugar – 105 mil; 3º lugar – 70 mil; 4º e 5º lugares – 25 mil. Além disso, será dado às duas equipes de Macau mais bem qualificadas uma menção honrosa de 68 mil patacas para a primeira e de 35 mil para a segunda.

Podem participar do concurso estudantes de instituições de todo o mundo que façam parte da Associação de Megadados Linguísticos (LBDA), de instituições de ensino superior de Macau, do Interior da China, dos países de língua portuguesa, e das que integrem cursos de tradução ou de áreas afins.

Equipe da Universidade do Minho, vencedora do 1º Prêmio na 1ª edição. Foto: Divulgação

Regulamento
Cada equipe deve ser constituída por dois ou três estudantes. Cada uma podendo ter um professor como orientador, contudo, estudantes e professor devem ser da mesma instituição.

As equipes concorrentes terão de traduzir textos do português para o chinês num prazo de três meses, a contar do dia da recepção do texto a traduzir. Cada texto deverá conter mais de cinco mil frases, não podendo, entretanto, ultrapassar as dez mil.

Para mais informações clique aqui.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles