Por mês, são contabilizadas cerca de mil consultas sobre ortografia, morfologia, sintaxe, semântica e demais assuntos do português. Foto: Site Prefeitura de Fortaleza

Ter uma boa redação, sem erros, pode abrir muitas portas, principalmente no âmbito profissional. Contudo, na correria do dia a dia, muitos deslizes acabam passando, seja por descuido ou mesmo por falta de conhecimento.

Para ajudar nesse desafio, desde 1980, atua em Fortaleza o Plantão Gramatical, que tem como objetivo auxiliar a comunidade para o bom uso da língua portuguesa, de maneira gratuita.

O serviço, que é mantido pela Prefeitura da capital cearense por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, por telefone, pessoalmente ou fax.

Em 2017, o Plantão Gramatical completou 37 anos de atuação, chegando à marca dos 683 mil atendimentos. Por mês, são contabilizadas cerca de mil consultas sobre ortografia, morfologia, sintaxe, semântica e demais assuntos do português. A média de consultas mensais é contabilizada em 8.021.

Por e-mail, o presidente do Imparh Fábio Braga disse que “o atendimento prestado pelo Plantão Gramatical é de grande importância e realizado com excelência. Prova disso é a confiabilidade que os consulentes têm nas informações prestadas pelos nossos professores”, afirma.

Além disso, o gestor destaca a qualidade da equipe que realiza os atendimentos, composta por cinco professores especialistas, mestres e doutores na área de português.

Público-alvo
De acordo com o serviço, o público que busca atendimento é variado: estudantes, universitários, concurseiros, advogados, professores, magistrados, jornalistas, escritores e profissionais das mais diversas áreas procuram sanar dúvidas sobre a língua de Camões.

Também por e-mail, Armando Damasceno, gerente do Plantão, destaca que “o serviço foi muito bem recebido pela sociedade desde o princípio, revelando que as dificuldades com a língua escrita não são privilégio dos estudantes do ensino fundamental e médio”, enfatiza.

Desde a fundação, o Plantão Gramatical já atendeu usuários de outros municípios do Ceará, de outros estados do Brasil e até pessoas de outros países.

Serviço
Plantão Gramatical
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Telefone: (85) 3225 1979
Endereço: Av. João Pessoa, 5609, Montese, Fortaleza, Ceará

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles