Duzentos e cinquenta milhões de falantes, quatro continentes (Europa, América, África e Ásia), nove países, uma região especial administrativa, 10 742 000 km² de terras, 7,2% da área terrestre do planeta (148 939 063 km²) e um único idioma. Assim é a língua portuguesa em números.

Realidades diversas, hábitos e culturas miscigenadas e situações econômicas opostas. Contudo, mesmo em um cenário aparentemente avesso, o idioma português é o elo que une muitos povos.

Com dados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em ordem alfabética, conheça os nove países que têm a língua de Camões como idioma oficial:

Angola
Oficialmente República de Angola, a capital é Luanda e a moeda é o Kwanza (Kz). Localizada na África, possui uma grande diversidade de recursos naturais. Estima-se que seu subsolo tenha 35 dos 45 minerais mais importantes do comércio mundial, entre os quais se destacam petróleo, diamante e gás natural. Há também grandes reservas de fosfato, ferro, manganésio, cobre, ouro e rochas ornamentais, além de uma grande produção pecuária. A cultura do café e o petróleo representam 90% das exportações.

Brasil
Oficialmente República Federativa do Brasil, a capital é Brasília e a moeda é o Real (BRL). Está localizado na América do Sul e, pelo fato de a industrialização se concentrar no triângulo formado por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e de as vias de transporte serem precárias devido à extensão geográfica e à ineficiente rede rodoviária, o desenvolvimento econômico entre as regiões refletem-se nas condições sociais, acentuando as discrepâncias na distribuição de riqueza e de oportunidades de trabalho.

Cabo Verde
Oficialmente República de Cabo Verde, a capital é Cidade da Praia e a moeda é o Escudo de Cabo Verde (CVE). Localizado na África, os recursos econômicos dependem sobretudo da agricultura e da riqueza marinha. A agricultura sofre frequentemente os efeitos das secas. As culturas mais importantes são o café, a banana, a cana-de-açúcar, os frutos tropicais, o milho, os feijões, a batata-doce e a mandioca.

Guiné-Bissau
Oficialmente República da Guiné-Bissau, a capital é Bissau e a moeda é o Franco CFA. Localizada na África, depende fortemente da agricultura e da pesca (cerca de 62% do PIB). O preço das castanhas de caju aumentou e hoje o país encontra-se em sexto lugar na produção mundial do produto. A Guiné-Bissau exporta peixe e mariscos juntamente com amendoim, semente de palma e produtos das atividades extrativas florestais. As licenças para a pesca são uma fonte de receitas do governo. O arroz é o cereal mais produzido e comida típica. O turismo é, também, uma aposta crescente do país.

Guiné Equatorial
Oficialmente República da Guiné Equatorial, a capital é Malabo e a moeda é o Franco CFA. Está localizada na África e, além do português, o espanhol e o francês também são idiomas oficiais.

Moçambique
Oficialmente República de Moçambique, a capital é Maputo e a moeda é o Metical (MZM). Localizado na África, a economia é precária e depende de doadores estrangeiros. O solo é rico em ouro, carvão, sal, grafite e bauxita, mas é pouco explorado. Moçambique possui também reservas de gás natural, mármore e madeiras. A maioria da população vive da agricultura de subsistência, mas o país exporta cana-de-açúcar, algodão, sisal, chá e tabaco.

Portugal
Oficialmente República Portuguesa, a capital é Lisboa e a moeda é o Euro (EUR). Localizado na Europa, a produção agrícola representa apenas 4% do PIB. A principal cultura é a uva, situando o país entre os dez primeiros produtores mundiais de vinhos de qualidade. Batata, beterraba açucareira, arroz, legumes, hortaliças e frutas também são importantes produtos. Com vista a tornar-se mais autossuficiente em produção energética, Portugal aposta nas novas energias e vai implementar, no norte do país, o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas.

São Tomé e Príncipe
Oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, a capital é São Tomé e a moeda é o Dobra (STD). Localizado na África, a principal atividade econômica é a agricultura, que produz cacau, óleo de palma, café e coco e na pesca. A recém-descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas pode constituir uma importante fonte de receitas e de energia no futuro.

Timor-Leste
Oficialmente República Democrática de Timor-Leste, a capital é Díli e a moeda é o Dólar estadunidense (USD). Localizado na Ásia, a economia do Timor-Leste assenta na produção de cacau, café, cravo e coco. Nos últimos anos foram encontrados importantes reservas de petróleo e gás natural.

Além dos nove países, o português também é falado em Macau (Região Especial Administrativa da China), em Goa, Damão e Diu (na Índia), Malaca (na Malásia) e no norte do Uruguai, onde é ensinado de maneira obrigatória nas escolas. Hoje, o português é o 4º idioma mais falado no mundo, atrás apenas do mandarim, do inglês e do espanhol.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles