Portugal tornou-se um dos países mais procurados por brasileiros que desejam estudar no exterior. De acordo com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o número de brasileiros que solicitaram visto para estudar na terra lusitana aumentou 35% em comparação a 2016. Um dos motivos é que Portugal passou a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em suas universidades e o custo de uma graduação no país é similar ou mais em conta do que as universidades particulares no Brasil.

A procura por turismo também aumentou bastante. O número de brasileiros que visitaram Portugal em 2017 bateu recorde: foram 869 mil pessoas, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE). Esse número representa um aumento de 39% com relação ao ano anterior. Em 2017, Portugal foi nomeado o melhor destino turístico do mundo na premiação da 24ª edição do World Travel Awards (WTA), o prêmio mais prestigiado da indústria de turismo.

Por conta desse aumento na procura, Portugal será o país homenageado no Salão do Estudante 2018, maior feira de intercâmbio da América Latina.  Mais de 30 instituições portuguesas, juntamente com o Consulado Português, participarão do evento com estandes representando cada instituição educacional.

Os país contará com um pavilhão especial na feira para atender aos estudantes e tirar dúvidas quanto ao visto, aos costumes nacionais, à documentação, acomodação, estilo de vida, sistema educacional entre outros assuntos. Terá também seminários a cada 40 minutos explicando como é estudar no país.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles