Essa será a segunda vez que o país recebe o exercício militar conjunto da CPLP. A primeira vez foi em 2007. Foto: Freepik

Em setembro, São Tomé e Príncipe, na África, receberá o próximo exercício militar conjunto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Felino 2018. As informações foram divulgadas por um fonte militar são-tomense ao jornal Observador.

“As intervenções de apoio à paz e ajuda humanitária são um enfoque das operações militares no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, disse Idalécio João, comandante da Guarda Costeira, ao periódico.

Militares dos países da CPLP reuniram-se em São Tomé para planejar o exercício por meio de uma força tarefa combinada no âmbito da entidade. O objetivo, segundo o comandante, é “atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missão de apoio à paz e à ajuda humanitária sob a égide das Nações Unidas”, explicou ao Observador.

A edição de 2018 do Felino realizar-se-á em duas fases: uma na carta, não incluindo unidades militares em terreno, e outra com forças no terreno. Esse será o 18º exercício militar da CPLP, cuja preparação está a acontecer em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, com a participação das delegações de Angola, Brasil, Guiné Equatorial, Portugal e Timor-Leste. Essa será a segunda vez que o país recebe o exercício militar conjunto da CPLP. A primeira vez foi em 2007.

A próxima edição será em Angola, em 2019, com o desdobramento das forças no terreno.

Com informações do Observador.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles