A ELO integra o calendário da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBLING). Foto: freepik

A partir desta segunda-feira (9), e até o dia 14 deste mês, 60 estudantes de 13 estados brasileiros reunir-se-ão na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), em São Paulo, para participarem da Escola de Linguística de Outono (ELO). Será uma semana de programação sobre o universo da Linguística, com palestras, debates e provas que classificarão oito alunos para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística, sediada em Praga, capital da República Tcheca, no mês de julho. A ELO integra o calendário da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBLING).

No rol de atividades olímpicas, os estudantes realizarão provas individuais e participarão de dinâmicas em grupo, como debates e “rolezinhos linguísticos”, pesquisa de campo para investigar um problema de linguístico lançado pela comissão da ELO. Ao final de dois dias de pesquisa, os times montarão cartazes com os resultados, já valendo pontos para a classificação internacional.

Nos debates, os grupos receberão temas amplos sobre língua, linguagem e sociedade para o qual terão de desenvolver uma tese, com tutoria de um professor da UFSCAR. Durante os debates, enquanto um grupo defende sua tese o outro faz a crítica. Num segundo momento, os grupos trocam de papel. A atuação também contará na seleção para a Olimpíada Internacional de Linguística.

Todas as atividades olímpicas serão intercaladas com palestras de professores doutores em linguística da UFSCAR. A novidade é que nesta edição os debates e as palestras serão exibidos ao vivo nos perfis de Facebook e Youtube da OBLING.

“O ambiente olímpico é extremamente transformador. Hoje temos vários ex-participantes das Olimpíadas Nacional e Internacional de Linguística integrando o Comitê Organizador, como a Cynthia Herkenhoff (IOL 2017), o Takerou Hayashi (IOL 2016) e o Pedro Neves (IOL 2011 e 2012)”, comemora Bruno L´Astorina, coordenador da OBLING.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles