Nessa sexta-feira (27), a embaixada do Brasil em Paris realiza a segunda edição do Encontro de Professores de Língua, Literatura, Cultura e Civilização Brasileiras na França. Os objetivos do evento são: identificar os avanços e perspectivas para a difusão do português na França; conhecer diferentes estruturas acadêmicas e curriculares voltadas para disciplinas envolvendo a língua portuguesa, a literatura e a cultura de países lusófonos; divulgar projetos e relatos ligados à língua portuguesa fora da esfera acadêmica; e produzir um novo relatório que guiará atividades e projetos de difusão do português e das culturas lusófonas.

Em entrevista à RFI, o ministro-conselheiro, Pedro Saldanha, responsável pelos serviços de difusão de língua e cooperação internacional, disse que “este ano, tendo em vista o sucesso do evento no ano passado, que foi focado só no português do Brasil, resolvemos abrir a participação para toda a comunidade lusófona. Vai ser uma jornada de mesas redondas, com a participação de representantes de Portugal e de países lusófonos da África”, detalhou.

Saldanha disse ainda que uma das missões lançadas no ano passado, durante a primeira edição do Encontro, foi de estabelecer uma cartografia sobre o ensino do português na França, com dados sobre número de alunos, faixas etárias e níveis.

O projeto, que está em andamento, será atualizado na sexta-feira, durante o evento.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles