As inscrições para o Enem 2018 seguem até 18 de maio. Foto: Divulgação

Começaram nesta segunda-feira (7) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Até o dia 18 deste mês, estudantes de todo o País poderão reservar sua participarão na prova e escolher uma língua estrangeria como opção: espanhol ou inglês.

Nas últimas edições do exame, as questões de língua inglesa têm ido além da cultura pop, filmes e jogos com os quais os jovens têm o costume de ter contacto. Os responsáveis pela elaboração das questões têm incluído muitos textos jornalísticos, assuntos atuais que envolvem a política estadunidense e mundial, debates sociais e ambientais, entre outros temas que estão sendo debatidos no mundo.

Para ajudar na preparação para a prova, o especialista em educação da Minds Idiomas, Fabiano Castro, lista cinco dicas para praticar na rotina de estudos e obter bons resultados. Confira:

1) Assista noticiários em inglês
Caso você esteja no básico do idioma vale assistir os noticiários em português e procurar pela mesma notícia em inglês na internet. O Enem é um exame que cobra atualidades. Inclusive na redação que você escreverá em português.

2) Altere o idioma dos seus aparelhos eletrônicos
Essa dica parece óbvia, mas poucas pessoas fazem. Isso porque o ser humano é adaptado ao conforto, ou seja de permanecer na língua materna. No começo, você pode estranhar e até demorar mais para mexer em algumas funcionalidades do seu celular, porém tendo este contacto diário com o idioma aumenta a chance de aprender novos vocábulos.

3) Dedique pelo menos 40 minutos de estudo para a disciplina inglesa
Sabemos que o Enem exige todas as matérias lecionadas na escola, porém seguir um calendário de horas e assuntos a serem estudados darão um norte melhor para este estudante. Veja a grade com alguns assuntos que serão exigidos no teste: Interpretação de textos, Graus de Adjetivo, Verbos Frasais, Ordem regular das frases, entre outros. Procure a grade completa e distribua os temas nesse semestre que antecede a prova.

4) Leia a pergunta primeiro antes do texto
O Enem tem um tempo limitado para conclusão das provas, logo otimizar o seu tempo pode garantir uma pontuação maior. Assim, como as questões costumam ser longas, leia primeiro a pergunta e depois o texto. Muitas vezes, você perceberá, que não precisará ler o texto inteiro.

5) Tenha um glossário pessoal
Isso mesmo! Como se fosse um minidicionário com palavras em inglês. Não traduza as palavras, mas vá acrescentando todos os dias os vocábulos e/ou expressões novas que aprender no idioma. Recorra a ele sempre que necessário durante a rotina de estudos.

Vale lembrar que as provas acontecerão em dois domingos consecutivos do mês de novembro.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles