O Prêmio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa foi lançado em 2015. Foto: Divulgação.

A terceira edição do Prêmio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa foi atribuída à obra “Equilíbrio Distante”, livro de poesia de autoria do paraguaio, radicado em São Paulo, Oscar Ruben Lopez Maldonado, 48.

O prêmio contou com 805 candidaturas, vindas da Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Moçambique, Paraguai, Portugal e São Tomé e Príncipe. Segundo a organização do Prêmio, 35% dos candidatos têm entre 16 e 30 anos de idade, 41% entre 31 e 50 anos, 21% entre 51 e 70 anos, e 3% entre 71 e 90 anos. Já em relação ao gênero, 31% são mulheres e 69% homens.

O prêmio é uma iniciativa conjunta da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores.

O prêmio foi lançado em 2015. A sua 1ª edição distinguiu o romance “Era Uma Vez Um Homem” da autoria de João Nuno Azambuja, de Portugal. Na 2ª edição, o prêmio foi atribuído à obra “Diário de Cão”, do brasileiro Thiago Rodrigues Braga, de Goiás.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles