São 16 totens com referências históricas sobre a formação da língua portuguesa. (Foto: Divulgação CCR Metrô Bahia)

Até o dia 31 deste mês, a população de Salvador, que frequenta as estações de metrô Pirajá, Rodoviária e Aeroporto, poderá conferir a exposição “Língua Portuguesa: Pontos que nos unem”. São 16 totens com referências históricas sobre a formação da língua portuguesa, curiosidades sobre a gramática e citações de escritores mundialmente famosos como o moçambicano Mia Couto e o português Fernando Pessoa.

Segundo Rita Aparecida Santos, professora titular da Cátedra e responsável da exposição, a mostra tem o intuito de reforçar a importância da língua. “A língua portuguesa é claramente o que nos une. Uma língua multifacetada, variada, que faz com que nós nos reconheçamos do outro lado do mundo, seja em África, em Portugal ou nas Américas”.

Para Luís Valença, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, a língua portuguesa reforça na cultura brasileira a pluralidade da população. “São vários os sotaques e expressões vindos de todos os cantos do país, o que faz do nosso idioma uma língua viva e pulsante”.

A mostra é uma iniciativa do Consulado Geral de Portugal na Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Instituto Camões, com a CCR Metrô Bahia.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles