Antes de chegar a Luanda, a exposição passou pela cidade da Praia, em Cabo Verde, e tem como próximo destino Maputo, capital de Moçambique. (Foto: Observador)

Até o dia 03 de agosto, os moradores de Luanda, capital de Angola, poderão conferir a exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa “A Língua Portuguesa em Nós”. A ação tem por objetivo mostrar a história e diversidade da língua portuguesa, falada em cinco continentes, e está organizada em quatro eixos temáticos: “Nós da Língua Portuguesa no Mundo, História da Língua Portuguesa no Brasil, Poesia e Prosa e Diálogos”.

Organizada pela Embaixada do Brasil em Angola e pelo Centro Cultural Brasil–Angola (CCBA), a mostra propõe diálogos e troca dos falares do país africano, para fazerem parte do acervo do museu em reconstrução em São Paulo, no Brasil.

De acordo com o embaixador do Brasil em Angola, Paulino Neto, em entrevista ao Observador, a exposição em Luanda “é o cumprimento de uma promessa feita às autoridades angolanas de apoiar o desenvolvimento da indústria criativa em Angola”, afirmou.

“Além de mostrar a vertente brasileira do português, queremos também captar aqui em Luanda os falares dos angolanos, para o posterior registro em imagens e sons, para estarem à disposição em São Paulo, na sede permanente do Museu da Língua Portuguesa”, destacou.

Em Angola, as atividades têm a coordenação artística do escritor Ndalu de Almeida “Ondjaki”, e curadoria do escritor e jornalista, José Luís Mendonça, ambos angolanos. Antes de chegar a Luanda, a exposição passou pela cidade da Praia, em Cabo Verde, e tem como próximo destino Maputo, capital de Moçambique.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles