Maria do Carmo Silveira, secretária executiva da CPLP. (Foto: CPLP)

Guiné Equatorial, na África, receberá, em breve, um projeto para o ensino da língua portuguesa que está a ser desenvolvido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A iniciativa pretende reforçar a integração do país à comunidade lusófona.

As informações foram dadas pela secretária executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, em visita de cortesia ao primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva. Segundo ela, “estamos a preparar, neste momento, um projeto de ensino da língua portuguesa na Guiné Equatorial, que incida, sobretudo, nas novas gerações”, declarou.

Maria do Carmo revelou também que um projeto similar ao que está sendo preparado para Guiné Equatorial será implementado em Timor-Leste. “As dificuldades em matéria da língua portuguesa não se colocam somente à Guiné Equatorial, mas também a Timor-Leste. Por razões históricas, temos hoje uma camada, sobretudo juvenil, que não está familiarizada com a língua portuguesa” afirmou.

Ambos projetos serão discutidos na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP (XII CCEG), a decorrer nos dias 17 e 18 de julho deste ano, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. O lema do encontro será: “A cultura, as pessoas, os mares”.

Na cimeira, Cabo Verde assumirá, por dois anos, a presidência rotativa da CPLP.

Com Inforpress.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles