Em 2016, havia cerca de dez mil alunos de português no ensino pós-secundário estadunidense. (Foto: Freepik)

De acordo com a Associação de Professores de Português dos EUA (AOTP, em sua sigla em inglês), o número de alunos matriculados em cursos de português no país para o próximo ano letivo aumentou. Foi o que afirmou o presidente da entidade, Luís Gonçalves, em entrevista à Lusa.

Segundo ele, o interesse pelo idioma deverá aumentar após a língua portuguesa ter sido reclassificação como língua crítica. Em 2016, de acordo com dados publicados pela Modern Language Association, havia cerca de dez mil alunos de português no ensino pós-secundário estadunidense.

Luís Gonçalves disse ainda que nos Estados Unidos há, sobretudo, um “interesse específico” e “instrumental” com base nas economias dos países lusófonos. “O aluno de português vem com um plano”, explicou e deu exemplos: são engenheiros petrolíferos interessados em São Tomé e Príncipe, investigadores com destino à Amazônia ou profissionais de energias renováveis que querem ir para Portugal.

Com informações da RTP.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles