A publicação de hoje é sobre um assunto um pouco mais delicado. E antes de falarmos da campanha de hoje, vamos citar alguns dados importantes. Andei pesquisando no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre acidentes de trânsito, e pasmem, por mais que as mulheres sejam as mais criticadas no trânsito, somente no Ceará, em 2011 (ano do último levantamento), os homens dispararam na frente no total de 5.642 acidentes de trânsito envolvendo 1 ou mais veículos, enquanto as mulheres atingiram 576 acidentes.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, ano passado (2013), revela que o uso do celular, no trânsito, é a principal distração de motoristas. Entre os mais de mil entrevistados, 84% confessaram que tem o hábito de dirigir e falar ao celular (ou mandar mensagens de texto). E a tendência é aumentar cada vez mais, pelo avanço da tecnologia e pela falta de fiscalização. Não sei se todos vocês sabem, mas se formos pegos dirigindo com fones de ouvido conectados a aparelho de som ou falando ao telefone celular, somos notificados com uma multa no valor de R$ 85,13 além de perder 4 pontos na carteira de motorista (infração média).

Não pensem que estes números são pavorosos apenas no Ceará ou no Brasil não, EUA, alguns países da Europa e China possuem um número bem avançado de ocorrências desse tipo. Pensando nisso, a Volkswagen promoveu uma ação nos cinemas em Hong Kong, na China, alertando sobre o uso de dispositivos móveis no volante, que acabou se tornando um Video Case muito repercurtido nas Mídias Sociais.

Sobre a ação: Antes de um filme começar numa sala de cinema convencional da cidade, um trailer da marca mostra a visão de um motorista acelerando em uma estrada em linha reta. O público mantém os olhares na tela até o momento em que todos os celulares automaticamente recebem uma mensagem SMS.

O mote da campanha vem logo em seguida de uma maneira muito bem sacada. Sob o título: “Um lembrete para mantermos os olhos na estrada”, confira a ação da Volkswagem:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=JHixeIr_6BM[/youtube]