Olá! Hoje é segunda. Mais um dia dedicado à música no Homem Etc. Temos novidades sobre o Nirvana, Foo Figthers, Beck e outras coisas mais. Favor, aumentar o som! 

*

 

REVIVENDO O NIRVANA

nirnana

O antigo baterista do Nirvana, Chad Channing, que participou do “Bleach” (1989), primeiro álbum da banda, afirmou na última quarta-feira à NME que não teria problemas em reunir a banda novamente ao lado de Dave Grohl and Krist Novoselic. O músico, que atualmente toca na banda “Before Cars” disse que seria uma formação do tipo “Dave nos vocais e guitarra, Krist no baixo” e ele assumindo a bateria.

Em abril deste ano, quando o Nirvana entrou para o Hall da Fama do Rock, o duo Grohl e Novoselic se apresentou ao lado de Pat Smear (guitarrista) e das cantoras Kim Gordon (Ex-Sonic Youth), Lorde, Joan Jett e St. Vincent.

Uma reunião da banda para um show esporádico, tudo bem. Ficou até legal ouvir principalmente a parte instrumental com os músicos que tocaram com Kurt Cobain. Mas é quase impossível pensar na banda sem o falecido vocalista.

É legal ver a influência que o Nirvana tem até hoje, mesmo depois de 1994, quando Kurt se suicidou. A cantora Lorde, por exemplo, que o homenageou nem era nascida no fatídico ano.

*

REVIVENDO O NIRVANA 2

 

Já que não haverá outra reunião prevista (pelo menos por enquanto) dos antigos membros do Nirvana, Courtney Love, sua ex-esposa, promete um filme sobre Kurt Cobain para 2015. Poucos detalhes foram revelados do longa metragem, que ainda está na fase de pré-produção. Love afirmou que estão escolhendo atores que interpretariam o vocalista. Disse ainda que Frances (sua filha com Kurt), Novoselic e Grohl teriam papel em ajudá-la na construção do filme.

 

Enquanto isso, um documentário sobre a vida de Cobain também está sendo dirigido por Brett Morgen, que realizou o filme “Crossfire Hurricane”.

 

*

NOVO DO FOO FIGHTERS

foo

O produtor musical Butch Vig classificou o novo álbum do Foo Fighters, intitulado “TBD”, como “épico”. Na última quinta-feira, a banda terminou a gravação do sucessor de Wasting Light (2011). O disco deve ser lançado em breve. O álbum foi gravado em oito estúdios de diferentes lugares dos Estados Unidos. Para cada um deles, uma música nova.  O lançamento do trabalho da banda de Dave Grohl será feito em conjunto com a exibição da minissérie “Sonic Highways”, do canal HBO, que mostrará todo o processo de gravação do álbum.

*

1.000 COVERS

arcadefire

Para quem vem acompanhando a turnê do disco “Reflektor” do Arcade Fire sabe que o grupo vem surpreendendo em muitos quesitos performáticos, entre eles os figurinos, o cenário e os personagens baseados na narrativa construída para transformar os shows em verdadeiras festas. Além disso, a banda tem feito covers de várias músicas, homenageando os compositores dos locais pelos quais tem passado.  Recentemente, esse número chegou a mil.

 A milésima canção interpretada foi “Hey Tonight”, do Creedence Clearwater Revival, durante apresentação na Califórnia. Quando passaram pelo Brasil, ainda neste ano, a música escolhida foi “O Morro não tem vez” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), cantada pela vocalista Régine Chassagne. Uma escolha certeira, que, ao vivo, se uniu com “It’s never over” (veja o vídeo).

Essa não foi a primeira vez que tocaram uma música brasileira em shows. Em 2005, no extinto Tim Festival, eles interpretaram “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, numa bonita versão.

Na lista de bandas homenageadas pelo Arcade Fire estão: The Smiths, Blondie, Devo, Jane’s Addiction, Prince, Stevie Wonder, INXS, entre muitos outros. Essa turnê vai deixar saudades. 

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=oNlEGyR9X2Q[/youtube]

*

A VOZ DO EX-WALMEN…

hamilton

 

A primeira vez que ouvir falar do The Walkmen acho que foi numa revista tipo Bizz. Estava numa lista de bandas novas que você deveria ouvir, junto com outras como The Hives e The White Stripes. De lá pra cá muitas coisas mudaram. A banda, que surgiu em 2000, já não existe mais. Foi dissolvida em 2013, quando entrou em um “hiato indefinido, segundo definiram seus integrantes.

Mas, pelo menos, os músicos não pararam de trabalhar. O ex-cantor do Walkmen, Hamilton Leithauser, acabou de lançar um interessante álbum novo (Black Hours), que, a meu ver, expande seus horizontes. No disco, há músicas mais intimistas em que sua voz soa apenas acompanhada por piano por horas, surpreendendo por ser clara e pouco rasgada. Outras lembram sua antiga banda.

Leithauser desempenha bem o seu trabalho, suprindo a carência de cantores de rock com um vozeirão e mostra que pode ir mais além.  Recentemente ele interpretou músicas de Frank Sinatra, uma de suas maiores influências. Apenas ouça “All or Nothing at All” e veja no que deu.

PLAY:

http://aquariumdrunkard.info/upload/All%20Or%20Nothing%20At%20All%20%28Frank%20Sinatra%29.mp3

…E UM BAIXISTA QUE VIROU FRONTMAN

E não foi só o vocalista do extinto Walkmen que seguiu carreira solo. O baixista Peter Bauer, um dos fundadores da banda, decidiu pegar sua guitarra que estava encostada e dedicar um novo disco para suas canções. O resultado foi o álbum “Liberation!”, lançado este ano. Bauer afirmou que a intenção seria voltar às origens, antes mesmo de começar com o Walkmen. Confira o bonito e divertido vídeo da música “Philadelphia Raga”.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=XVYqTVeMF7M[/youtube]

*

O CORAÇÃO É UM TAMBOR

beack

Tenho o prazer de encerrar a coluna de hoje com um clipe lançado nesta semana da música “Heart Is a Drum”, que está no último disco de Beck, “Morning Phase”. Vale avisar também que o músico norte-americano acaba de lançar um novo disco, de músicas que havia guardado apenas em partituras, em uma publicação sua de 2012. O álbum leva o nome de “Song Reader” e tem participação de músicos como Jack White, Laura Marling, Norah Jones, entre outros. Vamos de música para começar bem a semana? Até a próxima!

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_6Zp84XH6Eo[/youtube]

 

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com