COMO EVITAR O EFEITO SANFONA

sanfona

Está muito enganado quem pensa que o trabalho terminou quando finalmente conseguiu perder aqueles quilinhos. Mais do que para a forma física, esse problema apresenta riscos para a saúde. Estudos indicam que o ato de emagrecer e engordar aumenta a pressão arterial e as taxas de colesterol, além do aumento das camadas de gordura no abdome.  Além desse acumulo maior de gordura, o efeito sanfona faz com que o organismo se torne mais resistente ao hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade.

De acordo com uma pesquisa realizada no Brasil, seis em cada dez pessoas que conseguiram emagrecer, não conseguiram manter o peso e entraram no terrível ‘‘efeito sanfona’’. Se você não quer fazer parte desse grupo, fique de olho nessas dicas de que eu reuni para você.

O ator Bruno Gagliasso tem dificuldade em manter o peso.

 

Siga as Dicas:

 1) Já ouviu falar que ‘‘tudo que vem fácil, vai fácil’’? Então fuja daquelas dietas radicas da Dona Carochinha e que prometem resultados rápidos sem grandes esforços. Os resultados são de fato rápidos, mas em compensação não são nada duradouros. Na verdade, na maioria dos casos, a pessoa engorda mais do que antes da dieta. O ideal é buscar uma reeducação alimentar com acompanhamento de profissionais.

2) É muito importante se criar o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Quando se tem esse hábito, fica muito mais fácil mantê-lo depois de emagrecer e assim manter/aprimorar a forma física.

3) Quando você já estiver dentro de um percentual de gordura bom (pode ser verificado através de uma avaliação física), comece a aderir ao dia do lixo. Escolha um dia da semana para comer algumas guloseimas ou outras coisas que foram proibidas nesse período de emagrecimento. Assim, fica mais fácil manter uma vida saudável, sem se sentir mal por cortar coisas que você gosta. Mas não se esqueça de que o período entre os dias é de no mínimo 7 dias e não exagere. Posteriormente vou fazer uma postagem sobre o dia do lixo e suas vantagens.

4) É importante sempre monitorar a balança. Um dos costumes de quem emagrece é deixar a balança de lado. Mas essa atitude pode resultar no efeito sanfona. Infelizmente, a pessoa só vê no corpo que está engordando depois que já ganhou alguns quilinhos. Então sempre monitore seu peso, porque se começar a engordar de novo dá tempo de correr atrás.  

5) É muito normal a gente enjoar de alguma dieta e isso leva a um desanimo para mantê-la. Não se esqueça de que existem diversas dietas para um mesmo objetivo. Então busque um profissional e alterne. 

• • • DICA IMPORTANTE • • •

 

            Assim que você emagrece, vem a sensação de missão cumprida e hora de descansar. Mas ai que está o problema. Quando perdi 20 kg, eu quase caí no efeito sanfona. Como comecei a comer algumas coisas fora da dieta, a vontade de comer aumento. Então, comecei a mastigar bastante os alimentos, o que dá uma sensação maior de saciedade. Então, na hora de comer, mastigue bem que consequentemente você vai comer menos.

*

Qualquer dúvida ou sugestão me procurem a vontade no meu email pessoal (brazsjunior@gmail.com) ou no meu perfil do instagram (@brazsimplicio). Muito obrigado e até o próxima.

 

 Braz Simplicio_Assinatura