Olá! Nesta segunda-feira, na coluna Todos os Sons, temos informações sobre o novo álbum de Thom Yorke e novidades ainda sobre Neil Young, Pink Floyd e o coletivo Elephant 6.

                                                      THOM YORKE E O SEU LANÇAMENTO

tom

Os fãs do Radiohead que estavam aguardando por novidades do novo álbum da banda ganharam um bônus nesta semana. Thom Yorke simplesmente lançou seu segundo disco solo intitulado “Tomorrow´s Modern Boxes” assim, de repente. Foi mais ou menos como o lançamento polêmico do disco In Rainbows de sua banda, em 2007. Sempre atento às novidades, Yorke decidiu lança-lo pelo BitTorrent, o que declarou ser uma “experiência”.

Composto por oito faixas, o disco pode ser baixado em formato digital por apenas 6 dólares. Para quem já está curioso, o músico disponibilizou gratuitamente para download a canção “A Brain in a Bottle”, que vem acompanhada de um vídeo. Em contraponto ao digital, o disco também terá sua versão em vinil. O que acharam da iniciativa? Segue o link de “Tomorrow´s Modern Boxes”: https://bundles.bittorrent.com/bundles/tomorrowsmodernboxes .

****

ELEPHANT 6, O DOCUMENTÁRIO

elephan

****

Se você é fã de Neutral Milk Hotel, The Olivia Tremor Control, The Apples in Stereo ou Of Montreal, já deve saber que por trás de todos eles está a Elephant 6 Recording Company. O que esse coletivo tem em comum? A boa música, claro, e a admiração pelas canções psicodélicas e outras mais dos anos 1960. 

Para quem ainda desconhece ainda o grupo de artistas, vai poder conhecer com o lançamento do documentário “A Place We Have Been To: A Film Featuring the Elephant 6 Recording Co.”, que está sendo produzido pelos fundadores dos grupos citados. O filme está levantando fundos, num processo de crowdfunding. Segue o link, inclusive com uma prévia do trabalho: http://www.pledgemusic.com/projects/elephant6doc.

O coletivo Elephant 6 foi responsável por lançar muitas bandas independentes de sucesso nos anos 1990, incluindo, Elf Power, Dressy Bessy e o já citado Of Montreal. Ao todo, são mais de 30 bandas associadas ao coletivo fundado em Denver, Colorado.  Vale a pena correr atrás de ouvir algumas bandas desta lista.

****

 NEIL YOUNG ENGAJADO

neil

Após anunciar seu segundo disco para o ano de 2014, Neil Young, aos 68 anos, continua a surpreender. Sua música “Who’s Gonna Stand Up?”, que vinha sendo “testada” nos seus últimos shows, recebeu um novo arranjo, acompanhado por uma orquestra e um coral, que, inclusive, deverão ser a base da sonoridade de seu novo álbum, “Storeytone”.

A música em questão foi classificada como um “hino do ativismo ambiental” pela revista Rolling Stone. No refrão, Young questiona: “Quem vai se levantar esalvar a Terra?”. Além de disponibilizar a faixa, o músico disse ainda que gostaria de ver sua composição sendo usada por manifestantes em protestos contra as mudanças climáticas.

****

PINK FLOYD DO SÉCULO XXI

pink

Vamos nos despedindo hoje com novidades sobre o novo disco do Pink Floyd, o “Endless River”. A ilustração acima será a capa do disco, baseada na obra de Ahmed Emad Eldin, um artista egípcio de 18 anos. Além de disponibilizar a capa do disco, o guitarrista do grupo, David Gilmour anunciou que o álbum será uma volta às sessões de gravação do último disco do Pink Floyd de inéditas lançado, o “Division Bell” (1994).

As novas músicas são parte de mais de 20 horas de gravações que estavam guardadas. Além das guitarras de Guilmour, a bateria de Nick Mason e os teclados de Richard Wright poderão ser apreciados no disco. O álbum, inclusive, é uma homenagem a Wright, que morreu em 2008.

“Ouvimos mais de 20 horas nós três tocando e escolhemos que tipo de música trabalharíamos no novo álbum. Durante o ano passado, nós adicionamos novas partes, regravamos outras e aproveitamos a tecnologia do estúdio para fazer um Pink Floyd do século 21” – relatou Gilmour.

“Endless River” será lançado dia 10 de outubro e terá 18 faixas. Confira abaixo o “trailer” disponibilizado pela banda.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=u6ivKOuyCfE[/youtube]

****

Lucas Benedcti_Assinatura

lucas.benedecti@gmail.com