Beijo gay na TV pode?

1

Na semana passada o tema “beijo gay na TV” voltou a circular na web. Tudo começou depois que o SBT resolveu “transformar” os personagens bissexuais da novela mexicana “Sortilégio”, em heterossexuais. Ulisses (Julián Gil) e Roberto (Marcelo Córdoba) mantém uma relação às escondidas na trama, porém na exibição brasileira os personagens tiveram cenas cortadas, e diálogos onde ficava clara a relação dos dois, teve o contexto mudado após a dublagem, para um contexto hetero.

A emissora em nota oficial declarou que as mudanças e cortes foram feitos para adequar o programa a classificação indicativa do horário em que ele é exibido. Apesar do veto as cenas íntimas entre os rapazes, o mesmo não acontece com as relações hetero retratadas na novela, onde são exibidas inclusive, cenas bem mais pesadas do que um beijo.

O tiro saiu pela culatra:

2

Na última quinta-feira, 11, o Ministério da Justiça prestou alguns esclarecimentos sobre a classificação indicativa de programas de TV, inclusive novelas. Através de uma publicação em sua página oficial no facebook o órgão comentou sobre a classificação do beijo entre pessoas do mesmo sexo, que a para a nossa alegria tem a classificação livre.

Veja o texto na íntegra:

O beijo é Livre (ainda bem, né?). Para a Classificação Indicativa do MJ, é indiferente se o beijo é entre pessoas do mesmo sexo ou não. A nudez não erótica também pode ser considerada Livre.

Conteúdos mais erotizados – nudez velada, insinuação sexual e carícias sexuais, como preliminares ao ato sexual – podem ser “não recomendado para menores de 12 anos”. Nesse caso, também não faz diferença para a #ClassificaçãoIndicativa se as cenas são protagonizadas por pessoas do mesmo sexo.

 

****

Quem escreve esta coluna é o Thiago Silva

thiagojornalismo@outlook.com