editada1No próximo dia 23, excepcionalmente na sexta-feira de pré-carnaval, o Ateliê da Sil promove a primeira edição de 2015 do Fuá, evento que acontece uma vez por mês no ateliê – e na calçada – da estilista Silvania de Deus, na Praia de Iracema. Das 16h às 22h, o ateliê estará aberto para uma edição especial do evento, que desta vez receberá, de Recife, o artista plástico Rinaldo Silva e a jornalista e chef de cozinha Germana Aciolly, e de Fortaleza a cantora Paula Tesser.

Esta será a oitava edição do Fuá, que começou em junho do ano passado, aos sábados. O evento é um encontro entre amigos criadores de moda, música, arte, design e gastronomia com todos aqueles que apreciam suas produções. Já passaram pelo Fuá mais de 20 artistas, expondo seus trabalhos dentro e fora do ateliê.

No andar superior, a sala da casa da estilista é transformada numa espécie de galeria de arte, onde os artistas convidados expõem e vendem seus trabalhos. Enquanto isso, na cozinha, um chef apresenta um cardápio especial. Já no primeiro piso, o ateliê traz as novidades produzidas por Silvania. Encerrando a noite, sempre uma apresentação musical do lado de fora do ateliê e aberta ao público.

PaulaTesser

Paula Tesser (Foto: Divulgação)

Na rua – Além de um evento artístico-cultural, o Fuá é também uma iniciativa de Silvania de Deus no sentido de movimentar a Praia de Iracema com uma programação que convide à convivência na rua. “Nosso desejo é aproximar as pessoas, convidá-las a chegar mais perto e viver a rua de outra maneira, com mais delicadeza. A gente quer viver em uma cidade onde as calçadas continuem a ser lugares de encontro”, explica a estilista.

Para incentivar a reocupação da rua, o Fuá sempre termina com um presente especial para os visitantes e passantes da rua dos Tabajaras, onde está localizado o ateliê: o Concerto na Calçada, que traz sempre uma apresentação musical de excelente qualidade. Músicos como Leonel Fukuda, Marta Aurélia, Ayrton Pessoa, Heriberto Porto e Valdo Aderaldo já se apresentaram no local. Nesta sexta-feira, será a vez da francesa, radicada no Ceará, Paula Tesser. A cantora, que lançou em 2014 o elogiado disco Valha, apresentará um repertório com frevos e marchinhas de carnaval.

“Promover a música na calçada é também uma demonstração de afeto pela Praia de Iracema, uma forma de, como artistas e moradores desta cidade, dizermos que queremos continuar no bairro, movimentar o local e convidar seus frequentadores a revisitarem a rua dos Tabajaras, que já foi seu reduto cultural”, afirma Silvania.

RinaldoGermana

 Rinaldo e Germana (Foto: Divulgação)

Sintonia Recife Fortaleza – No primeiro Fuá de 2015, o pintor, gravador, ceramista e professor de arte Rinaldo Silva, conhecido por elaborar grandes murais, traz uma exposição de pequenos formatos que inclui diferentes linguagens artísticas. Desenhos, gravuras e obras em técnica mista de papel estão entre os trabalhos que serão apresentados e que tem a figura humana como elemento principal.

Germana, por sua vez, comandará a cozinha do Fuá, preparando os quitutes do encontro. No ateliê de Recife, Germana desenvolve o projeto culinário Segredo. É quando abre sua casa para receber comensais com um menu especial. Para Fortaleza, a chef apresentará comidinhas com base na culinária pernambucana. “São segredinhos que mesclam temperos, mas tudo com gostinho da cozinha da casa da gente. E não pode faltar bolo de rolo no final”, brinca Germana.

Fotos de outras edições do evento:

Fua5 Fua4 Fua2

Serviço:

1º. Fuá de 2015
Onde: Ateliê da Sil, rua dos Tabajaras, 660, Praia de Iracema.
Quando: sexta, 23 de janeiro
Horário: das 16h às 22h.
Quanto: gratuito (roupas, objetos, comidas e bebidas à venda).