Olá! A coluna musical Todos os Sons traz hoje como destaque a nova música do vocalista do Dirty Projectors, que foi composta para orquestra. E mais: saiba por que o novo documentário sobre Kurt Cobain está bombando na rede. Confira também a nova música do Tame Impala e o novo clipe da Björk. Aumenta o som!

***

COMPONDO PARA ORQUESTRAS 

dace

Dave Longstreth, do Dirty Projectors, trocou sua guitarra por uma batuta de maestro. Bem, não foi exatamente isso, mas quase. É que o líder da banda americana decidiu aceitar o convite para compor para uma orquestra formada pelo conjunto de músicos da Ensemble LPR. Se no último álbum da sua banda, o Swing Lo Magellan (2012), Longstreth já flertava com os sons de violino e violoncelo, agora a coisa ficou mais séria. Sua composição para o conjunto de cordas é chamada “Michael Jordan” e, do mesmo jeito das músicas que costuma fazer, tem certa inquietude e beleza.

Quem também aceitou o desafio foi Mica Levi, do Micachu and The Shapes. A música que compôs para a ocasião se chama “Grezzy”. Para ouvir as composições basta clicar aqui. No ano passado, Jonny Greenwood, do Radiohead, e Bryce Dessner, do The National, haviam encarado o desafio de compor para a mesma orquestra.

****

KURT AGAIN

unnamed

O ex-guitarrista e vocalista do Nirvana ganhará uma nova cinebiografia em formato de documentário chamada “Kurt Cobain: Montage of Heck”. Durante essa última semana, o trailer do filme já esteve circulando pelas redes sociais (ver abaixo). O fato arrancou bons elogios dos fãs. As imagens, os sons, os depoimentos e a própria montagem são de tirar o fôlego para quem cresceu ouvindo as músicas de um dos maiores ídolos do rock.

De fato, trata-se de uma obra diferente. Produzido por Frances Bean Cobain, filha de Kurt, o “Montage of Heck” traz dezenas de canções do Nirvana, performances, e gravações originais inéditas de Cobain. Segundo comunicado à imprensa, todo o acervo do músico (com alguns itens nunca antes expostos), entre seus filmes caseiros, obras de arte, fotografias, demos e arquivos pessoais, foram acessados pela produção do filme.

Se isto já não basta, eles prometem ainda uma canção acústica de 12 minutos inédita de Kurt Cobain. Não dá para não ficar ansioso. O filme será exibido pela HBO no dia 4 de maio.

PLAY:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=4kUK-5mbuK0[/youtube]

 

****

NOVA DO TAME IMPALA

unnamed (1)

A semana também foi animada pelo lançamento de uma nova música do Tame Impala: “Let it happen”. A faixa de oito minutos estará no próximo álbum do grupo australiano, que está sendo finalizado e será lançado neste ano. Para ouvir a música, segue o link: http://letithappen.tameimpala.com/. A banda também anunciou uma turnê que começa nos EUA no mês de abril e passa por países como Portugal, Escócia, Irlanda, Alemanha e Inglaterra.

 

****

BJÖRK DIVULGA NOVO CLIPE

unnamed (2)

A faixa “Lionsong” do álbum “Vulnicura” – lançado recentemente – de Björk ganhou um clipe. No vídeo, a cantora mutante faz uma performance usando seu novo traje. O clipe é dirigido por Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, que comentaram a obra: “A personagem de Björk para ‘Lionsong’ teve que ser suave como uma aranha esperando em sua teia e sedutora como uma dançarina de Bali em bronze. Ela é vista como se estivesse sob um microscópio, desnudando seu coração enquanto nos atrai para dentro da galáxia sangrenta de sua própria ferida”.

PLAY:

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=MWHpoJT3qK4[/youtube]

***

 

Lucas Benedecti

lucas.benedecti@gmail.com

lucas