O amor venceu

1

No último sábado, 23, a Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a aprovar através de voto popular o casamento entre LGBT’s, o assunto foi notícia nos principais sites e jornais, não apenas pelo pioneirismo, mas pelo significado dessa conquista.

Sendo um país católico e um dos mais conservadores da Europa, a Irlanda surpreendeu ao aprovar o “sim” com 62,3% dos votos contra 37% do não. A votação movimentou o país e teve a igreja católica como maior opositor do casamento igualitário.

“O povo irlandês tem feito algo extraordinário, generoso, carinhoso e atencioso, inclusive. Eles disseram que as lésbicas e os gays, pela primeira vez, são cidadãos plenos e iguais na Irlanda… e nós somos o primeiro país do mundo a ter feito isso por voto popular.”, afirmou Brian Sheehan, co-diretor da campanha “Igualdade Sim” no país.

****

“Derrota da humanidade”

“A Igreja deve ter em conta esta realidade, mas no sentido de que deve reforçar o seu compromisso com a evangelização. Acho que não se pode falar apenas de uma derrota dos princípios cristãos, mas de uma derrota para a humanidade”, disse o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, sobre a aprovação do casamento gay na Irlanda.

A afirmação foi feita durante uma transmissão da Rádio Vaticano, na terça-feira, 26. Vale destacar o uso da expressão “derrota para a humanidade” em referência ao episódio. Tratar um casamento entre pessoas iguais dessa forma é desumano, e ouvir isso de um representante da igreja católica, a mesma que cobrava indulgências, e que criou a “Santa Inquisição”, é no mínimo incoerente.

****

Evanna Lynch e J.K. Rowling dando uma lição aos homofóbicos

2

Evanna Lynch (Luna Lovegood da saga Harry Potter) e J.K. Rowling,  protagonizaram episódios lindos nas redes durante a última semana.

Evanna que é irlandesa, usou sua conta no Instagram para mostrar seu apoio a vitoria do “SIM” no plebiscito realizado no país sobre o casamento gay, mas infelizmente alguns dos seus seguidores não foram favoráveis a publicação da atriz, que logo em seguida publicou uma carta aberta em resposta aos comentários homofóbicos:

“O amor de Luna Lovegood é um tipo BOM de amor. Não é condicional, possessivo, carente ou exigente. Não é destroçado no momento em que você expõe uma parte de si mesmo que é não-convencional ou até mesmo inconveniente. Luna é uma personagem que aceita as pessoas e criatura de todas as formas, amando-as exatamente pelo que são. E ama também a diversidade, peculiaridade e novidade de cada ser que encontra. (…) A única maneira de Luna ser genuinamente Luna é por ela se amar e se aceitar por completo. Se Luna condenasse ou difamasse algo tão intrínseco aos seres humanos quanto a nossa sexualidade e visse QUALQUER cor dessa como errada, ela não estaria se sentindo tão confortável consigo mesma e não seria quem conhecemos e amamos”.

A carta na íntegra, vocês podem conferir AQUI, e para quem já era fã da Evanna agora cá está mais um motivo para admirar a atriz.

Já J.K Rowling se manifestou no twitter após uma publicação da Igreja Batista Westboro (WBC), conhecida pela postura intolerante e por disseminar a homofobia nas redes sociais. A WBC postou em sua conta no twitter uma imagem bem ofensiva, com um bolo escrito “Deus odeia os gays” e “Deus odeia a Irlanda”. Veja a imagem clicando AQUI.

A resposta de Rowling veio logo em seguida: “Infelizmente, a absoluta maravilha de tal união em tal lugar explodiria sua ínfima e intolerante mente para fora de seu espesso crânio”, logo em seguida ela twittou mais o seguinte, “eu não me importo com a WBC. Mas acho que é importante que crianças gays assustadas que ainda não saíram do armário vejam o discurso de ódio sendo desafiado”.

Depois dessa resposta, estamos aqui batendo palmas e pensando como a J.K pode ser tão maravilhosa.

 ****

Quer casar comigo?

3

Até o dia 08 de junho o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, estará realizando as inscrições para o segundo casamento coletivo homoafetivo realizado em Fortaleza. Então para os rapazes que já engataram uma relação e estão pensando em unir as escovas de dentes, aí vai uma boa dica.

Esse ano serão 50 casais, para se inscrever basta ir a sede do Centro, na rua Pedro I, 461. Os documentos para a inscrição vocês conferem abaixo, a cerimônia será realizada no Dia Mundial do Orgulho LGBT e Dia Municipal da Consciência e Cidadania LGBT, 28 de junho.

Solteiros: RG e Certidão de Nascimento;
Divorciados: RG e Certidão de casamento com averbação de divorcio;
Viúvos: RG, Certidão de casamento com anotação de óbito ou certidão de óbito do cônjuge e cópia do formal de partilha;
Estrangeiros Solteiros: Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), certidão de nascimento consularizada e declaração do estado civil consularizada;
Estrangeiros Divorciados: Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), Certidão de casamento original consularizada; Certidão de divorcio consularizada.

****

Dica de livro: Amores Sem Limites
4

Encerramos a coluna “Entre Rapazes” dessa semana com uma dica de livro super bacana. “Amores sem limites” escrito por um cearense sob o pseudônimo de Deborah Medeiros.

Na história a jovem Rafaela Gallot se descobre lésbica e logo é afastada da família, que envia a jovem para morar com a avó no interior. Num processo de auto-afirmação, descoberta sexual e de identidade, a personagem vive um misto de dramas, aventuras e uma dose de amor.

Para quem ficou curioso e afim de ler a obra, temos uma ótima notícia. Hoje às 19h acontece na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi a noite de autógrafos do livro. Uma oportunidade de conhecer a obra e o autor.

****
A coluna “Entre Rapazes” é escrita pelo Thiago Silva. Críticas, elogios e sugestões podem ser enviadas para thiagojornalismo@outlook.com