Grandes marcas que estão presentes no nosso cotidiano nasceram em algumas décadas décadas atrás como marcas dedicadas ao setor militar e à guerra. E com o passar do tempo, adaptaram os seus negócios para melhor atender aos clientes nessa mudança de períodos históricos até os dias de hoje.

Algumas não se importam em falar que começaram em tempos de guerra. Outras preferem apagar esse capítulo de suas histórias.

Vamos ver a seguir, 8  marcas famosas que começaram como marcas militares.

1. Jeep

size_810_16_9_jeep

Os Jeeps originais começaram a ser produzidos em 1941, para serem usados na Segunda Guerra Mundial. Sem dúvida, os veículos mais comuns do exército americano durante a guerra foram os da marca Jeep.

2. Hugo Boss

size_810_16_9_hugo-boss

Hugo Boss era do Partido Nazista da Alemanha e, em 1928, se tornou o fornecedor oficial de uniformes nazistas. Antes de ser uma grife de luxo respeitada no mundo todo, criou os uniformes do Partido Nacional Socialista, da juventude hitlerista, do Sturmabteilung (grupo paramilitar nazista) e da SS (Schutzstaffel, o exército nazista).

3. Ray-Ban

size_810_16_9_ray-ban

O modelo mais famoso e clássico da Ray-Ban é o Aviator. Ele foi criado, em 1936, a pedido da força aérea americana, que queria óculos escuros que reduzissem a náusea e as dores de cabeça dos pilotos que voavam em altas altitudes.

4. M&M’s

size_810_16_9_mms

A Mars criou os M&M’s durante a Guerra Civil Espanhola, quando Forrest Mars Sr. viu soldados comendo pedaços de chocolates cobertos em açúcar. Essa casquinha impedia o chocolate de derreter no Sol.

5. Porsche

size_810_16_9_porsche

A Porsche criou o Volkswagen Beetle (Fusca) a pedido de Adolf Hitler em 1938, que pediu um carro popular que pudesse ser vendido na Alemanha a preços baixos. O país tinha acabado de inaugurar a sua nova e extensa rede rodoviária.

6. Fanta

size_810_16_9_fanta

A Fanta foi criada por causa de um embargo comercial durante a Segunda Guerra. O xarope de Coca-Cola não chegava na Alemanha nazista. A Coca alemã, então, criou um novo refrigerante com o que tinha disponível no país: bagaço de frutas cítricas e soro de leite.

7. Adidas

size_810_16_9_adidas

Antes de existirem Adidas e Puma, existia a Dassler Brothers Sport Shoe, dos irmãos Adi e Rudolf. Eles não se davam muito bem, mas ainda eram companheiros. A gota d’água veio na Alemanha sob bombardeio aliado durante a Segunda Guerra quando os irmãos brigaram de uma forma mais severa um com o outro e cada um criou a sua marca esportiva. Adi, a Adidas. Rudolf, a Puma.

8. Motorola

size_810_16_9_motorola

A Motorola começou como Galvin Manufacturing Corporation e fabricava baterias. Em 1940, por causa da guerra, criou o rádio portátil Handie-Talkie SCR536, essencial para a comunicação no campo de batalha. Era o início da companhia de celulares.