DSC09615

Show “Jazz em Movimento” – Quinteto Expresso 5 se apresenta quinta-feira (25/6), às 18h30, no Teatro Carlos Câmara, com participação especial de Marcio Resende e Marcos Maia

Integrando a programação do projeto Centro em Cartaz, o quinteto Expresso 5 traz ao Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro) , no dia 25/6, às 18h30, o melhor da música instrumental cearense com o show “Jazz em Movimento”. Com realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio de seu equipamento cultural, a apresentação tem entrada franca e contará com a participação especial do saxofonista Márcio Resende e do guitarrista Marcos Maia.

O Show “Jazz em Movimento” é uma homenagem ao jazz, movimento musical de origem afro-americana, que nasceu nos Estados Unidos e se espalhou rapidamente pelo mundo, tomando formas diversas em diversos países. Na apresentação, o Expresso 5, formado pelos jovens e talentosos músicos cearenses Hugo D’Leon (trompete) Thiago Rocha (sax tenor/flauta) Hermano Faltz (guitarra) Iury Batista (contrabaixo) André Benedecti (bateria), traz um repertório baseado no período dos anos 1950/60, onde nomes como Jazz Messengers, Miles Davis, Max Roach, Sonny Rollins, Freddie Hubbard, entre outros, marcaram a música universal pela sua genialidade de suas composições.

_MG_5016

Reunindo várias influências do gênero musical, o quinteto capta no show a grande variedade melódica, harmônica e rítmica jazzística existente desde as primeiras Big Bands. Os standards do jazz são interpretados juntamente com composições de músicos contemporâneos. Assim, no repertório do Expresso 5, há espaço para baladas, bossajazz, hardbop e jazz latino de compositores como Clare Fischer, Benny Golson, Clifford Brown e Luca Mannutza.

A proposta do show é traduzir a riqueza da música instrumental para o grande público. Difundir o movimento jazz e permitir a fruição das construções musicais de um importante período recente da história da música são os principais objetivos do show “Jazz em Movimento”.

Ainda sob mesma perspectiva, a apresentação do Expresso 5 surge para desmistificar que jazz se trata de uma música “difícil”. Muito mais do que um gênero musical, sua essência se encontra no modo de criar e interpretar a música. A improvisação, sua principal caraterística, se une ao conceito de uma música universal, multicultural e que se relaciona intimamente com o sentimento de liberdade e com a abstração artística.

A potencialidade dos jovens músicos cearenses se traduz em um show emocionante, de grandes momentos individuais de solo em cada um de seus instrumentos e de forte entrosamento em grupo.

SERVIÇO
Show Jazz em Movimento, com Expresso 5
Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro, Fortaleza-CE)
Dia: Quinta-feira (25/6/2015)
Horário: 18h30
Preço: Entrada Franca
Entrevistas: Hugo D’Leon – (85) 98801.9671
Assessoria de Imprensa: Lucas Benedecti – (85) 98824.0994