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Para quem ainda não conhece a Pantone, ela é apenas a gigante americana que criou um sistema de cores amplamente usado pela indústria gráfica e, por tabela, pelo mundo da publicidade, design, comunicação, moda, jornalismo e tantos outros.

É comum que todo ano a Pantone anuncie a “cor da próxima temporada”. Só que desta vez, em decisão inédita, ela escolheu duas cores para representar o ano de 2016, que foi o “Rose Quartz” (um tom rosa) e o “Serenity” (um tom de azul).

O Significado dessas cores

Segundo a marca, o Rose Quartz é um tom “persuasivo, porém gentil”. Ele passa a ideia de compaixão e compostura. Já o Serenity é “sem peso e aéreo”, evocando sentimentos de pausa e relaxamento.

A Pantone levantou as duas cores como tendência diante de um mundo moderno estressante. Os consumidores querem fugir disso, buscando bem-estar e paz mental.

Assim, as duas cores, balanceadas, trarão conforto, tranquilidade e conexão, com um senso de ordem e paz.

O contraponto de azul e rosa também remete à mistura de gêneros e às tendências de igualdade de gêneros e fluidez nas relações humanos.

Assim, essas cores seriam um reflexo de uma geração menos preocupada com rótulos, menos julgadora e mais aberta.

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Tem até um vídeo sobre essas cores desenvolvido pela própria Pantone. Dá uma olhada:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AAJ1vPe4w2c[/youtube]

A Pantone disponibilizou em seu site algumas guias de como usar as cores e outras explicações, facilitando a vida dos designers que pretendem usá-las.

Para divulgar as duas cores e torná-las mais familiares aos olhos do público, a Pantone fez uma parceria com alguns grandes nomes da street art, como Victor Quinonez, WERC e Man One foram chamados para criarem desenhos em cidades como Nova York e Los Angeles, e assim, deixarem mais familiar o uso das cores no cotidiano das pessoas.

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