a104f580-8f73-4e5f-b4f5-63866bc30ad6

A sensibilidade dos 06 (seis) fotógrafos Iana Soares, Markos Montenegro, Paulo Gutemberg, Sérgio Carvalho, Silas de Paula, Vanessa Andion sob curadoria do diretor de arte Ademar Assaoka está disposta em 48 imagens na exposição Caminho das Abelhas, que abre às 16 horas do dia 20 de janeiro(quarta-feira) e permanece em cartaz até 19 de março de 2016 no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC – R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza/ CE), com documentações visuais em tornodo Sertão de Irauçuba. Os fotógrafos retratam o cotidiano, a força e a resistência do sertanejo frente à seca e ao processo de desertificação no município cearense. 

“Caminho das Abelhas” tem patrocínio dos Correios, via Lei Rouanet através do Ministério da Cultura (MINC) e tambémfoi contemplado com o Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque/2014 pela Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE) do Governo do Estado do Ceará. A mostra promove ainda atividades paralelas no Espaço Cultural Correios, como o lançamento do livrosobre o projeto; visitas guiadas diárias por monitores; interações formativas com alunos de escolas públicase de projetos sociais e culturais, sob coordenação pedagógica e apoio do SESC-CE,além de oficina de fotografia com smartphonespara funcionários dos Correios e ao público.

Ainda nas ações, está prevista a ida da mostra “Caminhos das Abelhas” ao município de Irauçuba, após o encerramento da exposição fotográfica no ECC, que também receberá duas obras para o acervo permanente do Espaço Cultural

ff6b9f50-afe0-4d2a-8a9a-b27f7729b01d

A proposta de “Caminho das Abelhas” é dar visibilidade e conhecimento público à paisagem causticante mas, também, humana e rica em cultura e história, sensibilizando a sociedade para o desolador processo de desertificação que acontece na região”,lembra o curador Assaoka.  A fotógrafa eprodutora da mostraVanessa Andion, reflete as experiências em Irauçuba ao revelar que ‘”o sertão é do tamanho do mundo’, imenso e seco. E no silêncio que arrasta o tempo que é só seu, as nuvens que passeiam com vagar carregam o dia que parece, nunca se vai acabar. E a vizinha distante que me habitou por tantos anos, agora para, olha pro céu e descobre-se rendida. Uma grande paixão, essa!”.

 Quer saber mais sobre a exposição?

  • Abertura: 20 de janeiro de 2016 (quarta-feira) às 16h;
  • Visitação diária: A partir de 21 de janeiro até 19 de março 2016, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.
  • Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
  • Fone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255 7142
  • Oficinas com smartphones e lançamento do livro da exposição: em breve mais informações sobre datas e inscrições.
  • Facebook da exposição “Caminho das Abelhas”:https://www.facebook.com/events/1564696377155543/
  • Facebook do projeto “Caminho das Abelhas”: https://www.facebook.com/caminhodasabelhas/?ref=notif&notif_t=fbpage_fan_invite
  • Instagram: #caminhodasabelhas 

 

E como diria Rachel de Queiroz “sertão é dentro da gente”.