exposição estoril

Fortaleza carrega em seu imaginário o vínculo com o mar e seu universo mítico. A partir dessa ligação subjetiva do “ser humano marítimo”, nasce a exposição com obras inéditas “Quarto D’Água“, na Galeria Mário Baratta, no Estoril, com evento de abertura amanhã (14 de julho), às 19h.

“Esta exposição surge como um respiro de delicadeza e luz, em meio a tempos difíceis de extrema violência e crise mundial. Em seu cerne, vem dizer, por diferentes linguagens artísticas, que é necessário sentir o mar e, por algumas vezes, nos permitir levar à calmaria”, descreve a curadora Bárbara Cariry.

Na mostra serão apresentados trabalhos em bordado, desenho, escultura e pintura, assinados pelos artistas residentes Thadeu Dias e Flávia Rodrigues que embarcaram nessa expedição desde janeiro deste ano, em um Programa de Residência Artística promovido pela produtora cultural O Mercador. Foram seis meses de preparação guiados por um cronograma marcado por grupo de estudos, experimentações, tutoria, curadoria e produção. Culminando na realização da exposição de obras inéditas, fruto deste processo.

“Já praticávamos esse formato, intuitivamente, desde a nossa primeira exposição. Naturalmente, passamos a acompanhar e a debater os trabalhos com os artistas em processo de criação, uma relação de troca e amizade. Agora, com ‘Quarto D’Água’, oficializamos o programa.”, explica Diego Pontes, diretor da O Mercador e coordenador geral da exposição.

“Quarto D’Água” constitui-se da leitura e ressignificação de um universo marítimo. Um quarto que precisa desaguar esse convívio do estudo de Thadeu e Flávia. “Percebemos dois trabalhos especiais que se completam em suas diferenças. Apostamos na mistura desse homem e dessa mulher com formações e técnicas distintas, para comunicar através da arte o que é de comum aos dois: o mar”, conta Bárbara Cariry.

Realizada pela produtora Cultural O Mercador, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), “Quarto D’Água” tem curadoria de Bárbara Cariry, direção de Diego Pontes e coordenação de conteúdo assinada pelo artista plástico Descartes Gadelha. “Descartes é um ser humano marítimo, generoso, que traz suas impressões e vivências para somar ao projeto. Um olhar que confiamos e respeitamos profundamente”, destaca Diego Pontes.

Após vernissage, a exposição segue aberta ao público até 28 de agosto.

SOBRE OS ARTISTAS

Thadeu Dias

Fortalezense de fato e taibense de afeto. Estudante de arquitetura e urbanismo, a faculdade trouxe-lhe novas vivências, percepções e amadurecimento do processo criativo e artístico. Participou de exposições coletivas no Mercado dos Pinhões e na CasaCor Ceará, além do Salão de Ilustração da Escola Porto Iracema. Tendo o mar como casa e linguagem principal, navega as paisagens emocionais dos corações humanos, contornando com seus azuis – vezes mais fluidos, vezes mais sólidos – as inquietações que apontam rotas a serem desbravadas dentro e fora de cada ser. São experimentações em técnicas diversas que culminam em um trabalho sensível e minucioso.

Flávia Rodrigues

Nascida em Belém (PA) e criada em Fortaleza, onde construiu sua relação com o mar. Estudou Design de Moda na UFC e, ainda estudante, iniciou sua marca autoral de moda praia, cujas criações carregavam processos artesanais, em especial, o bordado. Ministrou cursos e oficinas de bordado, participou de produções de figurino e trabalhos em parceria com marcas cearenses. Realiza cursos em seu ateliê e mergulha em produções autorais.

SERVIÇO
Exposição Quarto D’água
Onde? Estoril – Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema
Quando? Abertura – 14 de julho (quinta-feira, às 19h).
Visitação – até 28 de agosto (terça a domingo, das 16h às 22h).
Mais informações: (85) 96665232
Entrada franca.