Homem etc

“A Estética é Bônus da Saúde Bucal” Tire Suas Dúvidas com o Cirurgião Dentista Douglas Pardim.

Medo de dentista? Isso foi há muito tempo. O cirurgião dentista, Douglas Pardim é formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), tem aperfeiçoamento em estética e em prótese dentária (reabilitação oral) e curso de imersão em estética. Atualmente, cursa implantodontia, pela Academia Cearense de Odontologia (ACO). Ele vem resinificando a profissão, para cuidar dos dentes dos seus pacientes de forma descomplicada, usa as mídias sociais para divulgar seu trabalho, acha que o acesso a informação mudou o quadro da odontologia no país e afirma que a estética é bônus da saúde bucal.

image3 (1)

Confira a entrevista que fizemos com ele, onde ele explica os benefícios os cuidados bucais, tira dúvidas e esclarece mitos.

image1 (1)

Homem ETC: Um belo sorriso é um indicador de sucesso, segundo uma pesquisa realizada em Londres, dentes perfeitos aumentam suas chances em uma seleção de emprego, sua autoestima na hora da conquista e melhora até sua saúde. Qual seu conselho para obter o sorrido ideal?

Douglas Pardim: Primeiramente, devemos estar conscientes que a saúde é o determinante de tudo. Para termos uma duradoura e consolidada, devemos ter uma saúde bucal íntegra. Lembre-se sempre que para ter dentes perfeitos você deve manter a saúde de seus dentes. Caso, para alcançar um “sorriso perfeito” você irá necessitar destruir grande parte de sua estrutura dentaria, há algo errado no planejamento de seu tratamento. Estética é bônus de uma boa saúde bucal.

H.ETC: De uns tempos pra cá, a procura por um bom dentista aumentou, parece que todo mundo percebeu o quanto é importante cuidar da dentição, o que você relaciona a essa procura?

image1(1)

D.P: RESPOSTA: O que tem mudado muito o quadro da Odontologia, como tudo na vida da população no geral, são as mídias, acesso facilitado de redes sociais etc. Quando as pessoas começaram a descobrir que artistas passaram por procedimentos odontológicos e que ficaram com os dentes perfeitos, perceberam que essa realidade era palpável e começaram a buscar procedimentos que ícones da mídia fazem. Afinal, quem não quer ter um sorriso de um artista ou até um ator de Hollywood? Então, a mídia está sendo essencial para o popularização não só da Odontologia, mas de moda, e estética no geral.

H.ETC: As lentes de contato são febre entre famosos, poderia explicar como é a técnica e para que tipo de sorriso você indicaria?

D.P: Bom, vou falar um pouco de como faço as lentes em meu consultório. Primeiramente, todo paciente que quer fazer lentes de contato dental passa por uma sessão fotográfica para ser feito todo planejamento digital. Tenho formação de smile designer e cada paciente tem o seu sorriso desenhado por mim. Após o planejamento digital, passamos para o próximo passo que é a fase de mockup, onde tudo que foi planejado digitalmente será transferido para a boca do paciente, possibilitando que o mesmo visualize como será a perspectiva final de seu tratamento. Depois da aprovação do paciente, são feitas as adequações dentárias e, após em média de 10 dias, as lentes são cimentadas no dente do paciente finalizando o tratamento. Fiquem sempre bem atentos nas promessas que profissionais fazem sobre lente de contato. Lentes de contato dental existem indicações e não são indicadas para clarear dentes escuros, pois sua espessura é de 0.3 a 0.7 milímetros. São indicadas para dar uma nova forma para o dente, aumentar dentes muito pequenos, fechar espaços entre os dentes, entre outros.

H.ETC: Douglas, crescemos com propagandas de TV sobre a pasta e a escova perfeita, mas já ouvi dentistas afirmando que basta uma gota de creme dental e uma escova normal usada de forma correta para uma escovação eficaz. O que é mito e o que é verdade?

D.P: A pasta ela é importante pela presença do flúor, alguns óleos essenciais e o frescor que ela dá. Realmente, a quantidade de pasta a ser usada na escovação é mais ou menos a do tamanho de um grão de feijão, não é a quantidade de pasta que vai determinar uma boa higienização e sim a técnica da escovação. Porém, os modelos de escovas nos trazem alguns benefícios. Busque escovas de cabeça pequena, com muitas cerdas e que essas cerdas sejam macias, pois escovas de cerdas duras traumatizam a gengiva causando sangramento e até recessões gengivais.

H.ETC: Algumas empresas oferecem kits de clareamento caseiro, o que você acha dessas técnicas?

D.P: Sou totalmente contra. Esses clareamentos vendidos em farmácias podem causar queimaduras na gengiva e até necrose. Lembre-se que o agente clareador e a falta de um acompanhamento profissional podem trazer problemas para esse paciente.

H.ETC: Qual a maior reclamação dos seus pacientes?

D.P: Como trabalho muito com estética a maior reclamação que recebo são:

1º dentes escuros

2º dentes tortos

3º dentes pequenos

H.ETC: Que doenças podem ser causadas com uma má dentição?

D.P: O problema mais comum na dentição depois das cáries são os problemas de má oclusão. A má oclusão pode trazer problemas articulares chamado DTM (Disfunção temporo-mandibular), que causam tensões musculares na face, pescoço, ombros, enxaquecas (cefaleia tensional), entre outros problemas.

H.ETC: Como os leitores podem cuidar da dentição em casa para evitar problemas futuros?

D.P: O cuidado com a higienização é sempre uma boa forma de prevenir alguns problemas buscais. Então, sempre busque caprichar na escovação (lembre-se que uma boa escovação não significa força e sim repetições de movimento) e fio dental. Porém, a visita de no máximo de 6 em 6 meses em um profissional qualificado é essencial.

——-

Quem quiser o dentista Douglas Pardim nas redes sociais e tirar dúvidas, basta acessar:

https://www.instagram.com/douglaspardim/

Recomendado para você