Homem etc

Barbas ruivas: diferenças e cuidados específicos para mantê-la bem cuidada e realçada

barba-ruiva-homem-etc-o-povo

Na tendência das barbas cheias e compridas, não raro é possível se deparar com homens ostentando belas barbas ruivas, mesmo possuindo cabelo moreno ou loiro. Com isso, geralmente surge a dúvida: seria uma questão de moda e estilo ou é possível ter essa diferença na cor dos pelos naturalmente?

A ciência explica que sim, é possível ter pelos ruivos no rosto sem tingi-los, mesmo tendo cabelo de outra cor, e isso é perfeitamente normal, assim como também é normal encontrar rapazes com cabelo ruivo e barba loira ou castanha. Mais comum ainda é encontrar diferentes tons da mesma cor em diferentes partes da barba.

Como isso é possível?

A coloração dos fios da cabeça e do corpo é determinada primariamente pelos níveis de pigmentação ou melanina nos folículos capilares. Cada folículo contém uma mistura de melanina, que pode ser formada por mais eumelanina, categoria responsável pela cor acastanhada ou preta, ou por mais feomelanina, denominação que deixa a cor avermelhada ou amarelada.

Diferentes combinações de proporção destas duas classes de melanina resultam em diferentes tonalidades. Ou seja, quanto mais eumelanina e menos feomelanina, os fios resultam numa cor mais castanha ou preta. Quando ocorre o inverso, menos eumelanina e mais feomelanina, os fios terão uma cor mais ruiva ou loira.

A distribuição da proporção de eumelanina e feomelanina nos folículos capilares também não é igual em todo o corpo. Diferentes grupos de folículos capilares possuem diferentes combinações de melanina, resultando na diferença entre a cor dos fios da barba e a do cabelo ou ainda na diferença de tonalidade em diferentes pontos da barba.

Como cuidar e manter uma barba ruiva?

Para os homens que querem se livrar dos fios ruivos na barba, é possível tingi-los e deixá-los numa cor próxima a do cabelo. O processo é parecido com o feito para tingir a cabeleira. Existem tinturas específicas masculinas, que podem ser usadas para cabelo, barba e bigode. O ideal é procurar um barbeiro de confiança para cuidar do processo. Na Fígaro Barbearia, é possível encontrar profissionais capacitados e uma vasta gama desses produtos para que o público masculino deixe suas barbas de acordo com suas preferências, sem que isso resseque os fios e gere irritação na pele.

Para aqueles que não se incomodam com a diferença entre a cor dos pelos do rosto e do cabelo e acreditam que a barba ruiva dá mais personalidade ao visual, é importante saber que ela exige cuidados, tão essenciais quanto para qualquer outro tipo de barba, mas que devem ser levados ainda mais em conta, pois ela possui características únicas. Confira algumas dicas abaixo.

Mantenha-a Sempre Hidratada

Mais do que qualquer outro tipo de barba, a ruiva precisa ser hidratada constantemente para não perder o brilho. Para isso, além de lavar a barba com frequência com um shampoo específico, também é essencial aplicar um óleo para barba. O Óleo Tenor, produto exclusivo da Fígaro Barbearia, cria uma fina camada protetora sobre o fio e protege contra fatores externos, como a poluição e os raios solares, deixando ainda os fios mais brilhosos e perfumados.

Use um Shampoo Específico para Barbas Ruivas

Existe uma grande variedade de shampoos para barbas. Entre as opções, encontram-se os específicos para as escuras, claras e também paras as ruivas. O shampoo oferece os nutrientes que ela precisa com mais precisão, realçando a cor.

Cuidado com o Sol

O sol pode ser um grande inimigo das barbas ruivas. Como elas não possuem a mesma quantidade de pigmentos que protegem os bulbos e a pele, como as barbas escuras, as chances de que o sol queime a pele e tire o brilho da barba são maiores.

Quando tiver de se expor ao sol ou sair para lugares muito quentes, o ideal é aplicar um pouco de óleo para barba, apenas o suficiente para que ela não resseque no sol.

Cuidado Redobrado quando ela estiver cheia

A barba ruiva e cheia precisa de um cuidado ainda maior, se quiser manter um visual bonito e de qualidade. Devido aos fatores acima, sua limpeza e aparação devem ser ainda mais frequentes. Por serem ainda mais chamativas que outras cores, um bom trato faz toda a diferença. Pentear a barba com frequência também faz muita diferença no visual, deixa os demais cuidados mais práticos e ajuda a manter a barba macia.

Sobre a Fígaro Barbearia

Na Fígaro, os homens encontram um espaço moderno e ambientado para que eles se sintam à vontade não apenas para se cuidar, mas para relaxar e encontrar os amigos para um momento de descontração. Além disso, eles têm à disposição o atendimento impecável e uma gama de profissionais qualificados para atendê-los com excelência. Na Fígaro Social Club, são oferecidos mais de 100 serviços, que vão muito além do trio barba, cabelo e bigode.

Tratam-se de procedimentos corporais e faciais, como massagens, limpeza de pele, hidratação facial, podologia, depilação e terapia capilar para queda e seborreia, além do exclusivo “Dia do Noivão”, que traz pacotes personalizados de serviços para o homem que deseja um cuidado especial no dia de seu casamento. Já nas unidades Executive, os clientes encontram os tradicionais e primorosos serviços de corte e barba.

Serviços Fígaro Barbearia
Locais:
Fígaro Social Club: Rua Henriqueta Galeno, 603 – Dionísio Torres Fortaleza – CE.
Fígaro Executive: RioMar Shopping – Papicu – Fortaleza – CE.
Fígaro Executive Sul: Av. Washington Soares, 3777 – Imperial Open Mall – Fortaleza – CE.
Telefones: (85) 3244.4020 / (85) 3234.6676 / (85) 3036.0666
Site: www.figarobarbearia.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/figarobarbearia/
Instagram: https://www.instagram.com/figarobarbearia

Recomendado para você