Início de ano é, para muitos, período de mudanças, de estabelecer metas e buscar novos rumos. Uma das promessas mais ouvidas nesse período é com relação à conquista de um corpo bonito e saudável. Aproximando-se do Carnaval, essa preocupação aumenta e a corrida pela busca do corpo perfeito se intensifica. Para isso, além da prática de exercícios físicos, a alimentação balanceada é essencial. Alguns alimentos podem, inclusive, acelerar o metabolismo e potencializar os resultados da dieta.

Isso ocorre quando eles, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos, antioxidantes ou benéficos à saúde de alguma forma, prevenindo doenças ou reduzindo o efeito de outras, colaborando no tratamento. Quando um alimento agrega esses e outros valores, é considerado funcional.

Por causa desses benefícios, a nutrição funcional ganha mais notoriedade e adeptos no mundo a cada dia, porém não é tarefa das mais fáceis encontrar lugares que tenham um cardápio variado de opções que se encaixem neste perfil de alimentação. No cardápio do Engenho Dedé Fortaleza, é possível encontrar uma variedade de pratos com ingredientes-chave ricos em proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, que ajudam a melhorar o desempenho durante as atividades físicas e ainda opções leves com baixa caloria e baixa concentração de gorduras.

Açaí
Sucesso entre os adeptos da boa forma, sendo muito consumido como pré e pós treino, por oferecer e repor energias, o açaí oferece ainda fibras, proteínas, lipídios e boas quantidades de vitaminas C, E, B1 e B2. No Engenho Dedé, é possível degustar o mais Puro Açaí Amazonense numa generosa tigela, acompanhado de farinha de tapioca e castanha do Pará. O açaí contém antioxidantes que, segundo pesquisas, podem ter efeito preventivo sobre o câncer.

Peixes
Os peixes, alimentos ricos em ômega 3 e 6, minerais, vitaminas do Complexo B, fósforo e ácidos graxos, elementos fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano, têm espaço amplo e marcante no cardápio do Engenho Dedé. Os peixes estimulam o sistema imunológico, têm ação antiinflamatória, importante no desenvolvimento do cérebro.

O tradicional Tambaqui, peixe nobre da região amazônica, está entre os tipos de pescado com maior valor nutricional, possui rápida digestão e é servido no Engenho Dedé com acompanhamentos leves, como farinha de uarini e salada.

O peixe filhote também é considerado nobre na culinária amazônica e contém quase todos os mesmos nutrientes do Tambaqui. É servido assado e coberto com castanha do pará triturada e torrada, no Engenho Dedé Fortaleza.

Tacacá
Nutritivo e de baixa caloria, o Tacacá, prato típico paraense, pouco encontrado fora da Região Norte, também tem lugar no Engenho Dedé. Ele é preparado com o famoso tucupi, caldo fino e bem temperado com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha, e servido com goma de tapioca, camarões secos e jambu, erva amazônica que provoca um leve formigamento nos lábios.

Saladas
A Salada do Chef também é uma ótima opção para quem está procurando uma refeição mais leve e nutritiva. O prato é servido com alface, vegetal rico em carboidratos, fibras, proteínas e uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de cebola, tomate, pimentão, palmito, cenoura, ovos e azeitona.

Cupuaçu
Produtos à base de cupuaçu, como geleia, suco e licor, são benéficos tanto à saúde quanto à boa forma. O fruto é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3 e Vitamina C, possui altos níveis de aminoácidos, selênio e cálcio e ainda inclui um ingrediente conhecido como polifenóis fito-nutrientes, que nenhuma outra fruta contém. Ele ajuda no combate aos radicais livres, que são os principais responsáveis por diversos tipos de câncer.

O cupuaçu é ainda um aliado no emagrecimento saudável, pois, além das vitaminas e minerais, a fruta contém uma fibra solúvel denominada pectina, que auxilia no emagrecimento, produzindo o efeito sociogênico, que aumenta a sensação de saciedade e é encontrado em muitos remédios de combate à obesidade.

Empório
Além disso, no empório do Engenho Dedé também há uma infinidade de sementes e frutos da família das oleaginosas, como a castanha do Brasil, castanha de caju, amendoim, nozes, amêndoas, macadâmias e avelãs, que são ótimas fontes de gorduras boas, as mono e as poliinsaturadas, que protegem o coração e têm um efeito anti-inflamatório. São bastante indicadas por nutricionistas nas dietas de quem visa o ganho de massa muscular ou o emagrecimento, para compor um lanche entre as principais refeições, pois fornecem lipídios, carboidratos, vitaminas, fibras, minerais e proteínas, nutrientes essenciais para que se evite o tão temido catabolismo muscular.

Com toda essa variedade de pratos e produtos, o Engenho Dedé Fortaleza é prova de que uma dieta equilibrada ou uma boa alimentação não precisam exigir sacrifícios nem ser sinônimo de comida sem gosto ou com sabor ruim. Unindo ingredientes ricos em valores nutricionais e sabor com modo de preparo saudável, a casa oferece uma gama de opções diferenciadas e deliciosas para quem busca se alimentar de maneira mais consciente e que proporcione mais qualidade de vida.