Manter o rosto liso e sem pelos pode parecer simples, mas para alguns homens se barbear é sinônimo de sofrimento. A irritação causada pela lâmina pode, em alguns casos, ir além da comum – e já irritante – coceirinha e evoluir, tornando-se uma infecção. Vários fatores podem estar relacionados com o desenvolvimento dessa irritação. Pensando nisso, Caio Cabral, da Barbearia Dom Cabral, dá algumas dicas de como manter o conforto, mesmo fazendo a barba diariamente.

1 – Evite lâminas antigas

Trocar a lâmina de barbear periodicamente é muito importante, uma vez que o metal pode desenvolver alguns pontos de desgaste, perder o fio e acabar machucando a pele. Além disso, lâminas antigas acumulam microrganismos, que podem se aproveitar dos pequenos machucados adquiridos ao se barbear para gerar uma infecção.

2 – Atente-se à higiene

Nossa pele, naturalmente, é povoada por milhares de bactérias e fungos, que na primeira oportunidade podem se alojar em ferimentos e se desenvolver. Por isso é importante lavar bem o rosto antes do barbear e também no dia-a-dia.

3 – Se barbeie após o banho

A água quente ajuda a deixar os fios mais maleáveis, facilitando o trabalho da lâmina. Após o banho a pele também está mais hidratada, fator que dificulta o desgaste. É por esses motivos que nas barbearias profissionais, como a Dom Cabral, uma toalha quente é colocada sobre o rosto do cliente antes da lâmina entrar em ação.

4 – Não se barbeie na direção contrária dos pelos

Apesar de termos a sensação de que a barba feita no sentido contrário fica melhor aparada, esse método danifica a pele e muda a direção de crescimento dos pelos, facilitando o desenvolvimento da foliculite.

5 – Utilize produtos de qualidade

A qualidade do creme de barbear e do pós-barba é muito importante para uma barba bem feita e sem “sequelas”. Um bom creme de barbear possui alta taxa de hidratantes e cria uma espuma cremosa, diferente daquela criada pelo sabonete. O pós barba também é importante, pois devolve à pele parte da hidratação perdida durante o barbear.

#Extra – Se mesmo com todos esses cuidados a irritação continuar e se transformar em erupções na pele ou as feridas tiverem dificuldade na cicatrização, procure um dermatologista.


As dicas são da Barbearia Dom Cabral!